Home Futebol River Plate conquista o 38º título do Campeonato Argentino; relembre a campanha

River Plate conquista o 38º título do Campeonato Argentino; relembre a campanha

Os Millionários estão isolados como os maiores campeões da liga nacional.

Vinicius Nunes
Cientista Social, apaixonado por futebol. Flamenguista e torcedor do West Ham, pois o coração permite amar ambos

O River Plate conquistou o título do Campeonato Argentino na noite deste sábado (15). O troféu foi sacramentado a partir de vitória contra o rival local, Estudiantes, pelo placar de 3×1. Com nove pontos de vantagem sob o segundo colocado, Talleres, os Millionários sacramentaram seu 38º título do campeonato a duas rodadas do fim da competição. Até o momento, foram 57 pontos somados em 25 partidas disputadas – 76% de aproveitamento.

PUBLICIDADE

Diante de um Monumental de Núñez em festa, o River recebeu o Estudiantes, precisando apenas vencer a partida, para sacramentar a conquista do Campeonato Argentino. Ciente da importância do duelo, a equipe comandada por Martín Demichelis construiu o placar ainda na primeira etapa. Aos dois minutos de jogo, Lucas Beltrán recebeu lançamento preciso de González, e finalizou de primeira para abrir o placar. O atacante de 22 anos é formado nas categorias de base do River, e anotou seu 15o gol na temporada (Fonte: Transfermarkt).

Em seguida, aos 18 minutos, foi a vez do uruguaio Nicolás de La Cruz, alvo do Flamengo nesta janela de transferências, balançar às redes. Após jogada tramada pelo lado direito, a defesa do time visitante cortou cruzamento de forma parcial, e o meio-campista de La Cruz finalizou de primeira, no canto direito, sem chances para o goleiro Sappa.

PUBLICIDADE

A partir da atmosfera em êxtase no estádio Monumental, os Millionários seguiram pressionando, e Esequiel Barco aumentou o placar, aos 31 minutos do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Mauro Méndez descontou para o Pincha. 3×1.

Conquista do título traz aval para Demichelis

Após oito anos dirigindo o River Plate, Marcelo Gallardo confirmou em outubro que deixaria a equipe ao final do ano. Perante o legado construído por Gallardo, Martín Demichelis sucedeu o cargo sob notável pressão.

Apesar da campanha irregular na fase de grupos da Copa Libertadores, encerrando o Grupo D na segunda colocação, o novo treinador garantiu uma boa campanha na competição nacional. Com aproveitamento de 76%, os comandados de Demichelis conduziram o Campeonato Argentino de forma triunfal, assegurando o título ainda na antepenúltima rodada.

A conquista garante respaldo para o trabalho de Demichelis, sobretudo pelo fato de que o próprio Gallardo não havia conquistado a competição na temporada passada. Este é o 38o título de Campeonato Argentino do River Plate. Neste momento, o clube é o maior campeão da competição, com três títulos a mais que o rival, Boca Juniors.

PUBLICIDADE

Em agosto, a equipe inicia sua participação nas Oitavas de Final da Libertadores. Os Millionários enfrentam o Internacional. Os duelos estão marcados para os dias 01/08 e 08/08.