O zagueiro João Basso, do Arouca, de Portugal, é um dos principais alvos do Santos nesta janela de transferências. O jogador de 26 anos é um dos pedidos do técnico Paulo Turra para reforçar o elenco na sequência da temporada.
O Torcedores.com apurou que o clube português não pretende facilitar a negociação, já que não quer perder um dos jogadores mais importantes do time que irá disputar pela primeira vez a Conference League.
O presidente do Arouca, Carlos Pinho, já sinalizou aos santistas que não tem interesse em negociar o atleta por empréstimo. O dirigente fixou em 2 milhões de euros (R$ 10,6 milhões, na cotação atual) o valor para liberá-lo.
O Santos, por sua vez, está disposto a pagar 1,5 milhão de euros (R$ 7,9 milhões) para adquirir o passe do zagueiro. Além disso, o presidente Andres Rueda colocou três jogadores à disposição para amortizar o negócio.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Santos colocou na lista de “negociáveis” o zagueiro Leonardo Zabala, o volante Vinícius Balieiro e o atacante Weslley Patati. A ideia é que o clube de Daniel Ramos escolha um deles em troca de João Basso.
Enquanto isso, o Santos tenta acelerar as tratativas para ter o zagueiro faltando 10 dias para o fim da janela de transferências. O clube vem se movimentando no onde, até momento, fechou com o lateral-esquerdo Dodô, o volante Jean Lucas e o atacante Julio Furch.
A temporada no Arouca
João Basso disputou 41 partidas pelo Arouca na temporada 2022/2023. Foram 32 jogos no Campeonato Português, três na Taça de Portugal e seis na Taça da Liga. O zagueiro, nesse meio tempo, somou 3567 minutos em campo, marcou três gols e fez uma assistência.
Revelado pelo Paraná Clube, o defensor atuou apenas dois anos no futebol brasileiro antes de rumar para a Europa. Em junho de 2016, ele foi contratado pelo Estoril Praia. Dois anos depois, foi anunciado com reforço do Arouca onde está há cinco temporadas.

