Home Futebol São Paulo vira contra o Palmeiras e avança à semifinal da Copa do Brasil

São Paulo vira contra o Palmeiras e avança à semifinal da Copa do Brasil

Tricolor volta a eliminar o Verdão no Allianz Parque e segue firme em busca do inédito título

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

O São Paulo venceu de virada o Palmeiras por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (13), no Allianz Parque, e avançou à semifinal da Copa do Brasil. O Verdão saiu na frente com gol de Piquerez, mas o Tricolor virou com gols Caio Paulista e David na etapa final. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, o clube do Morumbi voltou a eliminar o rival na reedição das oitavas de final da edição 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O adversário do Tricolor na semifinal sairá do confronto entre Corinthians x América-MG que se enfrentam neste sábado (15), às 16h30, na Neo Química Arena. O Coelho jogará pelo empate após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 em Belo Horizonte.

A novidade do Palmeiras no Choque-Rei decisivo foi o retorno do meia Zé Rafael, recuperado de estiramento no joelho. Gabriel Menino foi sacado da equipe. Já o São Paulo não contou com o zagueiro Alan Franco, lesionado, e o volante Pablo Maia, sem condições psicológicas para atuar após a morte do pai no início da semana. Diego Costa e Alisson foram os substitutos.

Primeiro tempo equilibrado, mas Palmeiras é mais efetivo e abre vantagem

Precisando de vitória por dois ou mais gols de diferença no tempo normal para conseguir a classificação à semifinal, o Palmeiras tomou a iniciativa do ataque nos primeiros minutos, mas com dificuldades em romper a linha defensiva rival. Aos poucos, o São Paulo passou a incomodar lá na frente.

A primeira boa chance do Choque-Rei ocorreu aos 23. Zé Rafael cobrou falta, Rony se antecipou à marcação e testou perto da trave de Rafael. Três minutos depois, o atacante mandou chute com efeito e o goleiro são paulino fez importante defesa.

PUBLICIDADE

O São Paulo quase abriu o placar aos 32. Caio Paulista puxou contra-ataque, avançou pela esquerda e finalizou cruzado para defesa de Weverton.

PUBLICIDADE

Na sequência da jogada, o Palmeiras armou contragolpe, Piquerez recebeu de Raphael Veiga na esquerda, fez o cruzamento e a bola acabou surpreendendo Rafael, entrando no gol.

O Tricolor Paulista não se abateu com o gol sofrido. Aos 36, Wellington Rato foi lançado por Calleri e finalizou para Weverton fazer a defesa. Cinco minutos depois, o meia-atacante disparou chute para fora.

São Paulo obtém a virada no segundo tempo

O São Paulo mostrou eficiência em sua primeira chegada ao ataque na etapa final. Aos 3, após boa troca de passes, Caio Paulista recebeu de Luciano, ganhou de Luan, bateu na saída de Weverton e decretou o empate.

O Tricolor se empolgou. Aos 14, Wellington Rato cobrou falta e Calleri testou para o gol. No entanto, o árbitro Anderson Daronco assinalou falta de Diego Costa em Zé Rafael. Responsável pelo VAR, Wagner Reway recomendou a revisão. O gaúcho foi ao monitor, mas manteve a decisão de campo para irritação dos jogadores são paulinos.

Precisando ao menos de uma vitória por um gol de vantagem para levar a disputa por pênaltis, o técnico Abel Ferreira colocou em campo Luis Guilherme, Flaco López, Gabriel Menino e Jhon Jhon.

O Palmeiras quase voltou a ficar à frente do placar aos 32. Luan se mandou ao ataque e fez o cruzamento para Rony testar para fora.

Os minutos finais foram de pressão palmeirense. Contudo, em contragolpe, aos 43, David tabelou com Juan, tocou na saída de Weverton para virar o placar e confirmar a classificação do São Paulo.

PUBLICIDADE
Better Collective