Home Mercado da Bola Tiago Volpi, Camilo Sanvezzo e mais: veja os brasileiros que jogaram pelo Toluca, novo clube de Pedro Raúl

Tiago Volpi, Camilo Sanvezzo e mais: veja os brasileiros que jogaram pelo Toluca, novo clube de Pedro Raúl

Pedro Raúl deixou o futebol brasileiro numa operação que rendeu milhões aos cofres do Gigante da Colina

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Toluca é um dos clubes mexicanos que historicamente mais contrata jogador brasileiro. O investimento mais recente é o atacante Pedro Raúl que rendeu 5 milhões (R$ 26,9 milhões, na cotação atual) aos cofres do Vasco da Gama. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Embora estivesse em baixa no futebol brasileiro, ele chega ao Toluca com status de artilheiro. Afinal, Pedro Raúl foi contratado para preencher a lacuna deixada pelo ídolo Camilo Sanvezzo. O brasileiro de 34 anos trocou o clube pelo Querétaro. 

Pedro Raúl o 20º jogador brasileiro a vestir a camisa alvirrubra. O primeiro a chegar por lá foi José Ribamar de Oliveira, o Canhoteiro, que atuou pelo clube de 1962 a 1966. O ponta-esquerda tornou-se ídolo ao marcar 109 gols em 120 jogos pelo Toluca. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já o investimento mais recente, antes da chegada de Pedro Raúl, foi o goleiro Tiago Volpi. Em maio de 2022, o arqueiro foi negociado pelo São Paulo por 1,5 milhão de dólares (R$ 7,5 milhões, à época). 

O Torcedores.com listou sete brasileiros que defenderam em algum momento o Toluca. A relação conta com jogador que fracassou no Botafogo, ex-atletas de Ceará, Internacional e Palmeiras e, ídolo desconhecido no futebol brasileiro. Confira! 

Camilo Sanvezzo | 34 anos 

O atacante foi revelado pelo Grêmio Prudente em 2007. Ele nunca atuou por um grande clube do futebol brasileiro. No exterior desde 2010, soma passagens por clubes de Malta, Canadá e México. 

PUBLICIDADE

Camilo Sanvezzo está no futebol mexicano desde 2013. Desde então, vestiu as camisas do Querétaro, Club Tijuama, Mazatlán e Toluca. Considerado um ídolo local, o jogador foi convidado recentemente para defender a “La Tri”. 

PUBLICIDADE

Mateus Gonçalves | 28 anos 

Revelado pelo Guarani em 2011, o atacante deixou o futebol brasileiro antes mesmo de atuar profissionalmente pelo clube de Campinas. Ele soma passagens por equipes de Portugal, México e Paraguai. 

Ao longo da carreira, atuou por Depotivo Tepic, Pachuca, Chiapas, Toluca e Club Tijuana. No Brasil, teve passagem de pouco destaque por Sport, Fluminense e América-MG. Atualmente, é jogador do Vitória-BA. 

Maikon Leite | 34 anos 

Cria das divisões de base do Santo André, o ponta-esquerda veloz e habilidoso teve passagem destacada por Santos, Palmeiras e Athletico Paranaense. Em 2013, foi contratado pelo Atlas onde se tornou ídolo. 

Quatro anos depois, Maikon Leite regressou ao futebol mexicano para defender o Toluca. No entanto, sua trajetória ficou marcada por causa de uma sequência de lesões musculares. Foi dispensado pelo clube antes do fim do contrato. Atualmente está sem clube. 

PUBLICIDADE

Wilson Matías | 39 anos 

Ele surgiu para o futebol no Velo Clube-SP em 2000. Passou a maior parte da carreira atuando no México. Tornou-se ídolo da torcida do Morelia. Depois disso, atuou por Toluca, Veracurz, Chiapas, Querétaro e Dorados. 

No Brasil, Wilson Matías jogou por dois anos no Internacional. Nesse ínterim, venceu a Recopa Sul-Americana de 2011, a Copa Libertadores da América de 2010 e o Campeonato Gaúcho de 2011. Neste ano, despediu-se do futebol atuando pelo Ituano. 

Lucas Silva | 38 anos 

Revelado pelo Olaria, o volante se transferiu para o futebol mexicano em 2003. Em 14 temporadas vestiu as camisas do Dorados, Atlante, Veracruz, Puebla, Toluca, Monterrey, Cruz Azul, Pachuca, Juárez e Chiapas. 

No Brasil, teve passagem de pouco destaque por Botafogo e Figueirense. Lucas Silva está sem clube desde 2020, quando foi dispensado do Perilima-PB após disputar oito jogos e marcar dois gols.

PUBLICIDADE

Artilheiro e galã? Pedro Raul se diverte com pergunta inusitada

Better Collective