O Toluca é um dos clubes mexicanos que historicamente mais contrata jogador brasileiro. O investimento mais recente é o atacante Pedro Raúl que rendeu 5 milhões (R$ 26,9 milhões, na cotação atual) aos cofres do Vasco da Gama.
Embora estivesse em baixa no futebol brasileiro, ele chega ao Toluca com status de artilheiro. Afinal, Pedro Raúl foi contratado para preencher a lacuna deixada pelo ídolo Camilo Sanvezzo. O brasileiro de 34 anos trocou o clube pelo Querétaro.
Pedro Raúl o 20º jogador brasileiro a vestir a camisa alvirrubra. O primeiro a chegar por lá foi José Ribamar de Oliveira, o Canhoteiro, que atuou pelo clube de 1962 a 1966. O ponta-esquerda tornou-se ídolo ao marcar 109 gols em 120 jogos pelo Toluca.
Já o investimento mais recente, antes da chegada de Pedro Raúl, foi o goleiro Tiago Volpi. Em maio de 2022, o arqueiro foi negociado pelo São Paulo por 1,5 milhão de dólares (R$ 7,5 milhões, à época).
O Torcedores.com listou sete brasileiros que defenderam em algum momento o Toluca. A relação conta com jogador que fracassou no Botafogo, ex-atletas de Ceará, Internacional e Palmeiras e, ídolo desconhecido no futebol brasileiro. Confira!
Camilo Sanvezzo | 34 anos
O atacante foi revelado pelo Grêmio Prudente em 2007. Ele nunca atuou por um grande clube do futebol brasileiro. No exterior desde 2010, soma passagens por clubes de Malta, Canadá e México.
Camilo Sanvezzo está no futebol mexicano desde 2013. Desde então, vestiu as camisas do Querétaro, Club Tijuama, Mazatlán e Toluca. Considerado um ídolo local, o jogador foi convidado recentemente para defender a “La Tri”.
Mateus Gonçalves | 28 anos
Revelado pelo Guarani em 2011, o atacante deixou o futebol brasileiro antes mesmo de atuar profissionalmente pelo clube de Campinas. Ele soma passagens por equipes de Portugal, México e Paraguai.
Ao longo da carreira, atuou por Depotivo Tepic, Pachuca, Chiapas, Toluca e Club Tijuana. No Brasil, teve passagem de pouco destaque por Sport, Fluminense e América-MG. Atualmente, é jogador do Vitória-BA.
Maikon Leite | 34 anos
Cria das divisões de base do Santo André, o ponta-esquerda veloz e habilidoso teve passagem destacada por Santos, Palmeiras e Athletico Paranaense. Em 2013, foi contratado pelo Atlas onde se tornou ídolo.
Quatro anos depois, Maikon Leite regressou ao futebol mexicano para defender o Toluca. No entanto, sua trajetória ficou marcada por causa de uma sequência de lesões musculares. Foi dispensado pelo clube antes do fim do contrato. Atualmente está sem clube.
Wilson Matías | 39 anos
Ele surgiu para o futebol no Velo Clube-SP em 2000. Passou a maior parte da carreira atuando no México. Tornou-se ídolo da torcida do Morelia. Depois disso, atuou por Toluca, Veracurz, Chiapas, Querétaro e Dorados.
No Brasil, Wilson Matías jogou por dois anos no Internacional. Nesse ínterim, venceu a Recopa Sul-Americana de 2011, a Copa Libertadores da América de 2010 e o Campeonato Gaúcho de 2011. Neste ano, despediu-se do futebol atuando pelo Ituano.
Lucas Silva | 38 anos
Revelado pelo Olaria, o volante se transferiu para o futebol mexicano em 2003. Em 14 temporadas vestiu as camisas do Dorados, Atlante, Veracruz, Puebla, Toluca, Monterrey, Cruz Azul, Pachuca, Juárez e Chiapas.
No Brasil, teve passagem de pouco destaque por Botafogo e Figueirense. Lucas Silva está sem clube desde 2020, quando foi dispensado do Perilima-PB após disputar oito jogos e marcar dois gols.

