As polêmicas na cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina no último domingo (20) seguem repercutindo. As atitudes do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, continuam enfurecendo Ana Thaís Matos e os torcedores em geral.
Mesmo com a polêmica envolvendo o beijo forçado na atacante espanhola Jenni Hermoso durante a entrega das medalhas, o mandatário discursou hoje (25) na Assembleia Geral da entidade garantindo que não irá renunciar. Além disso, Rubiales declarou que o beijo foi “espontâneo, mútuo e consentido”.
Ana Thaís retuitou em sua rede social a postagem de uma jornalista espanhola. Na publicação, Reyes pontuou que o técnico da seleção campeã mundial Jorge Vilda foi um dos que aplaudiu de pé, na primeira fila, “um dos discursos mais machistas, violentos e perigosos vistos em muito tempo”.
“É o que eles fazem no dia a dia diante de todas nós. O que fizeram hoje demonstra e expõe a realidade dos homens em relação às mulheres. ‘Ai nao generaliza’. Sim, generalizo. Porque o silêncio também é omissão”, desabafou Ana Thaís, na rede social X, antigo Twitter.
“Racismo, misoginia, machismo e homem branco tudo junto”, se revoltou Ana Thaís
Ao compartilhar o vídeo com a polêmica fala de Luis Rubiales e a salva de palmas, Ana Thaís prosseguiu com seu protesto. “O pacto do patriarcado por todo mundo é muito forte. Eles nos lembram todos os dias”, escreveu a comentarista do Grupo Globo. “Olha o combo: racismo, misoginia, machismo e homem branco tudo junto”, completou, ao analisar os presentes na Assembleia da Federação Espanhola.
Nesta quinta-feira (24), o Comitê Disciplinar da FIFA anunciou um processo disciplinar contra Luis Rubiales, pela conduta logo após a final da Copa do Mundo Feminina. A Espanha venceu a Inglaterra por 1 a 0 e conquistou seu primeiro título mundial.

