Home Futebol Atlético-MG x Santos: como chegam, prováveis escalações, retrospecto, arbitragem e onde assistir AO VIVO

Atlético-MG x Santos: como chegam, prováveis escalações, retrospecto, arbitragem e onde assistir AO VIVO

Clássico nacional, que tem retrospecto bastante equilibrado, inaugura neste domingo a Arena MRV, a nova casa do Galo

Por Adriano Oliveira em 26/08/2023 19:32 - Atualizado há 2 anos

Foto: Pedro Souza/ Atlético-MG (Arte: Adriano Oliveira)

Na tarde deste domingo (27), o Atlético-MG recebe o Santos na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 16h00, em jogo da 21ª rodada do Brasileirão Série A.

O confronto marca a inauguração oficial do novo e moderno estádio do Galo, na capital de Minas Gerais, que até o momento registra um custo estimado na ordem de R$ 1 bilhão e será aberto aos torcedores depois de pouco mais de três anos do início das obras.

Com capacidade futura projetada para aproximadamente 45 mil espectadores, os 30 mil ingressos colocados a venda para a partida de estreia contra o Peixe foram esgotados em menos de uma hora de comercialização.

Como chegam Galo e Peixe

Eliminado pelo Palmeiras na fase de oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Atlético-MG busca, com a inauguração de sua arena, melhorar seu rendimento no Brasileirão, principalmente na condição de mandante.

Na atual edição da competição, o Galo conquistou somente 12 dos 27 pontos disputados dentro de seus domínios, o que significa um aproveitamento de 44%.

Na rodada passada, o time do técnico Luiz Felipe Scolari visitou o Rio de Janeiro e, apesar de ter maior posse de bola durante todo o jogo, saiu derrotado diante do Vasco da Gama, o 18º colocado, pelo placar de 1 x 0.

Com o tropeço, o Atlético-MG caiu para o 11º lugar na tabela somando 27 pontos, cinco a menos que o xará Athletico, o sexto colocado e que fecha o grupo de classificação para a Copa Libertadores de 2024.

O Galo inicia o returno do Brasileirão com uma campanha abaixo do esperado pelo seu torcedor, sendo sete vitórias, seis empates e sete derrotas.

Do outro lado, o Santos quer afirmar o momento de reação na atual temporada, já que no último final de semana venceu de virada o Grêmio, na Vila Belmiro, por 2 x 1, interrompendo uma sequência negativa de 14 rodadas sem vitória.

A equipe agora treinada pelo uruguaio Diego Aguirre possui os mesmos 21 pontos do Bahia, mas abre a zona de rebaixamento na 17ª posição pelos critérios de desempate. O Peixe tem cinco triunfos, seis empates e nove derrotas na competição.

Para reagir e afastar o risco de descenso para a Série B, o que seria algo inédito em sua história, o Alvinegro Praiano também precisa melhorar o desempenho fora de casa.

Dos 27 pontos que disputou longe da Vila Belmiro, o time paulista conquistou apenas quatro, acumulando sete derrotas com um saldo negativo de 14 gols.

Atlético-MG x Santos: em retrospecto acirrado, quem mais venceu?

Um dos grandes clássicos do futebol brasileiro, os dois clubes já estiveram em campo frente a frente em 108 oportunidades e o retrospecto é muito equilibrado.

Porém, o Atlético-MG possui a vantagem mínima de um triunfo a mais: são 41 vitórias do Galo contra 40 do Santos, mais 27 jogos que terminaram com igualdade no marcador.

O time mineiro assinalou 162 gols sobre o Peixe e sofreu 160, somando um saldo positivo de dois tentos.

Além de outras competições, foram 69 jogos pelo Campeonato Brasileiro, mais quatro partidas pela Copa do Brasil, e o Atlético-MG mantém a vantagem.

Pelo principal torneio de clubes do continente, a Copa Libertadores da América, Galo e Peixe jamais se enfrentaram.

Atuando na Vila Belmiro foram 30 confrontos e, dentro de sua casa, o Alvinegro Praiano leva a melhor: são 18 vitórias diante de apenas quatro derrotas, mais oito empates.

Em Minas Gerais, são 57 jogos entre as duas equipes, com larga supremacia a favor dos donos da casa, que têm 31 triunfos diante de apenas 13 vitórias do Santos, e 13 empates.

O primeiro e o último jogo

A primeira vez em que Atlético-MG e Santos se enfrentaram foi há pouco menos de 85 anos, no dia 5 de outubro de 1938, em amistoso realizado na Vila Belmiro, e os santistas venceram os mineiros pelo placar de 2 x 0.

O último encontro ocorreu em 23 de abril deste ano, válido pela segunda rodada da atual edição do Brasileirão, que terminou empatado sem gols também no estádio santista.

Atlético-MG x Santos: as maiores goleadas

O marcador mais elástico a favor do Atlético-MG sobre o Santos é de 5 x 1 e foi registrado no dia 13 de setembro de 1987, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em partida do Campeonato Brasileiro.

Curiosamente, a maior goleada do Peixe diante do Galo foi pelo mesmo placar (5 x 1) e aconteceu em 25 de outubro de 1964 no Pacaembu, em São Paulo, em jogo válido pela Taça Brasil.

O maior artilheiro do confronto

Quem mais vezes balançou as redes no retrospecto geral do confronto foi o atacante Diego Tardelli, ídolo do Atlético-MG e que jogou pelo Santos na temporada de 2022.

Tardelli assinalou nove gols nos 85 anos do clássico, três vezes a mais que Tomazinho, jogador do Galo na década de 50 e um dos maiores goleadores da história do clube mineiro.

Atlético-MG x Santos: prováveis escalações

O primeiro jogo oficial do Atlético-MG em seu novo estádio marca o retorno do técnico Felipão e do atacante argentino Cristian Pavón, já que ambos cumpriram suspensão automática na rodada anterior contra o Vasco.

Igor Rabello, Hyoran e Matías Zaracho são desfalques certos e seguem em tratamento de contusão no departamento médico.

No Santos, uma baixa inesperada de última hora preocupa o torcedor. O meia-atacante Soteldo, destaque na vitória sobre o Grêmio, sofreu um entorse no tornozelo durante o último treinamento no CT Rei Pelé, na manhã deste sábado (26), e não viajou com a delegação para Belo Horizonte.

Confira abaixo as equipes que devem entrar em campo no confronto deste domingo (27):

Atlético-MG: Everson, Saravia, Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Rodrigo Battaglia e Igor Gomes; Cristian Pavón, Paulinho e Hulk; treinador: Luiz Felipe Scolari

Santos: João Paulo, Alex, João Basso, Dodi e Dodô; Rodrigo Fernández, Jean Lucas e Lucas Lima; Stiven Mendoza, Lucas Braga e Marcos Leonardo; treinador: Diego Aguirre

Arbitragem

O duelo na Arena MRV será apitado por Rafael Rodrigo Klein, que terá Michael Stanislau e Rafael da Silva Alves como seus assistentes, todos do Rio Grande do Sul.

O mineiro Rônei Cândido Alves será o quarto árbitro e o paranaense Rodolpho Toski Marques comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo).

Onde assistir Atlético-MG x Santos ao vivo na TV e online

O jogo que marca a inauguração da arena atleticana será transmitido ao vivo pela TV Globo para o estado de Minas Gerais (menos para Juiz de Fora) e a cidade paulista de Santos.

A narração será de Rogério Corrêa e os comentários de Henrique Fernandes e Ricardinho.

Galo x Peixe também será exibido ao vivo e para todo o Brasil pelo Premiere, canal fechado em sistema de pay-per-view que pertence ao Grupo Globo e pode ser adquirido por meio de um plano de TV por assinatura.

Gustavo Villani narra o confronto, e Fábio Junior e Paulo César Vasconcellos comentam.

O torcedor ainda pode assistir ao jogo ao vivo online pela Globo ou Premiere através das plataformas de streaming Premiere PlayGloboPlayCanais Globo ou Prime Video Channels (Amazon Prime Video).

Basta acessar os sites ou aplicativos dos canais e preencher com os dados do cadastro para acompanhar o Brasileirão Série A pelo celular, tablet, computador, Smart TV ou Chromecast.

Ainda existe a opção de assinar somente o Premiere Play, sem vínculo com uma operadora de TV.

Exit mobile version