Home Futebol Brasileirão Série A: 5 times que fecharam o primeiro turno na liderança e perderam o título

Brasileirão Série A: 5 times que fecharam o primeiro turno na liderança e perderam o título

Normalmente quem vence o primeiro turno, acaba campeão do Campeonato Brasileiro

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Chegou ao fim o primeiro turno do Brasileirão Série A ontem (15). E o título simbólico do primeiro turno ficou com o Botafogo, que fez o melhor primeiro turno da história do campeonato no atual formato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Fogão terminou a primeira metade do campeonato com incríveis 47 pontos. Foram 15 vitórias, dois empates e duas derrotas. O clube carioca também é dono do melhor ataque (35 gols) e melhor defesa (11 gols).

Botafogo se apega na estatística do Brasileirão

O Brasileirão Série A é disputado no atual formato, com 20 equipes, por ponto corridos, desde 2006. E, em 17 edições, apenas cinco vezes um time que terminou na liderança no final do primeiro turno, não foi campeão no final do campeonato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ou seja, mais de 70% das vezes que um time esteve na situação atual do Botafogo, foi campeão.

2008 – Grêmio

Em 2008, o Grêmio foi campeão do primeiro turno com 41 pontos. Oito pontos a mais que o São Paulo, que era o 4º colocado, mas acabou campeão no final. Por fim, o Grêmio terminou em 2º, com 72 pontos.

PUBLICIDADE

2009 – Internacional

PUBLICIDADE

No ano seguinte foi a vez do rival, Inter, ser campeão do primeiro turno. O clube gaúcho virou o turno com 37 pontos, 10 pontos a mais do Flamengo, que era apenas o 10º colocado, mas acabou campeão. O Internacional terminou em 2º, com 65 pontos.

2012 – Atlético-MG

Em 2012, o Galo de Ronaldinho terminou na liderança do primeiro turno, com 43 pontos, apenas um na frente do Fluminense, que foi campeão. Por fim, o Atlético terminou em 2º, com 72 pontos.

2018 – São Paulo

PUBLICIDADE

Em 2018, o Tricolor paulista terminou o turno em primeiro, com 41 pontos. Oito na frente do rival Palmeiras, que era apenas o 6º colocado. No final, o Verdão foi campeão e o São Paulo terminou em 5º, com 63 pontos.

2020 – São Paulo

O São Paulo conseguiu repetir o feito dois anos depois. Comandado por Fernando Diniz, o clube do Morumbi foi o campeão do primeiro turno com 37 pontos, dois pontos na frente do Flamengo, que era 3º colocado e acabou campeão. No fim, o Tricolor terminou em 4º, com 66 pontos.

Nunca uma distância tão grande foi perdida

O que conforta também o Botafogo é a distância de pontos. De todos esses casos, quem conseguiu tirar a maior desvantagem foi o Flamengo em 2009, quando estava 10 pontos do líder Internacional.

PUBLICIDADE

Agora, obrigatoriamente, para alguém tirar o título do Botafogo, precisa tirar uma desvantagem de 13 pontos, no mínimo, já que essa é a diferença do Fogão para o segundo colocado.

Better Collective