Home Futebol Brasileirão Série A: como ficou a classificação do primeiro turno de 2023 e compare com 2022

Brasileirão Série A: como ficou a classificação do primeiro turno de 2023 e compare com 2022

Campeão brasileiro no ano passado, Palmeiras tinha oito pontos a menos com relação ao Botafogo desta temporada

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O primeiro turno do Brasileirão Série A foi encerrado nesta terça-feira (15). Ainda que estejam pendentes duas partidas referentes à 15ª rodada, a primeira metade do Campeonato Brasileiro apresentou os objetivos que cada equipe deve traçar no returno da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Então, o Botafogo apresentou a melhor campanha no turno inicial da história dos pontos corridos, desde quando o Brasileirão Série A passou a ter 20 clubes em 2006. O Fogão somou 47 pontos nos 19 primeiros jogos, vencendo 15 deles, empatando dois e perdendo apenas dois, num aproveitamento de 82%.

Em comparação com o primeiro turno do ano passado, o Palmeiras, que seria campeão no fim de 2022, terminou na frente nas 19 primeiras rodadas. O Verdão de Abel Ferreira obteve 39 pontos, quatro na frente do Corinthians, o segundo colocado. Ou seja, o Alviverde teve oito pontos a menos com relação aos 47 do Botafogo de 2023.

O Glorioso mantém 13 pontos com relação ao vice-líder, o próprio Palmeiras. Mas o Grêmio, que tem um jogo atrasado, teria potencial para reduzir para 11 a distância para a equipe carioca, caso ganhasse a partida faltante.

Um dos times rebaixados no Brasileirão Série A do ano passado terminou primeiro turno em 12º

Em virtude do compromisso entre Corinthians e América-MG pela Copa do Brasil no mês passado e de ambos também na Copa Sul-Americana, duas partidas da 15ª rodada foram adiadas. Ambas ainda não têm datas para realização.

PUBLICIDADE

Dessa forma, os jogos entre Corinthians x Grêmio na Neo Química Arena e América-MG x Vasco na Arena Independência estão atrasados. Mesmo assim, esta última partida não mudaria os times integrantes do Z-4 do primeiro turno do Brasileirão Série A. Santos, Coritiba, Vasco e América-MG seriam as equipes rebaixadas se o Campeonato Brasileiro acabasse hoje.

PUBLICIDADE

Assim, o Santos é o primeiro time fora do Z-4 com 18 pontos. O Bahia, primeiro time fora da zona de risco, apresenta a mesma pontuação do Peixe. Com relação aos quatro últimos do primeiro turno no ano passado, o Cuiabá era o 17º com 20 pontos. Atlético-GO, Juventude e Fortaleza completavam o grupo. Com 21 pontos, o Avaí estava em 16º lugar.

Aliás, Cuiabá e Fortaleza escapariam da queda. Inclusive, o Leão do Pici foi o lanterna nas 19 primeiras rodadas, somando 15 pontos, realizando uma campanha de recuperação no returno. Em 2023, o América-MG é o 20º com apenas 10 pontos e um jogo a menos. No fim do Brasileirão Série A 2022, cairiam Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude.

Curiosamente, o Vovô terminou o primeiro turno na 12ª posição, com 24 pontos. Com um péssimo returno, o Ceará acabaria sendo rebaixado em 17º, somando 37 no fim do campeonato. O Cuiabá, primeiro time livre da queda, fez 41 pontos na 16ª posição.

Better Collective