Home Futebol CBF recebe pedido de reconhecimento para título do Brasileirão Série B

CBF recebe pedido de reconhecimento para título do Brasileirão Série B

Quatro equipes reclamam equiparação de Torneio Paralelo de 1986 à segunda divisão do Brasileiro nos moldes atuais

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Mais um pedido para que títulos de competições sejam considerados como Campeonatos Brasileiros deve ser apreciado pela CBF em breve. Neste caso, o desejo de quatro equipes querem que uma competição disputada em 1986 se torne equivalente ao Brasileirão Série B.

PUBLICIDADE

Segundo o GE, a entidade deu aval para que um pedido para que Treze, Central de Caruaru, Inter de Limeira e Criciúma tenham o título do Torneio Paralelo de 1986 considerado como uma segunda divisão ‘de verdade’, tal como a atual. O pedido é encabeçado pelas Federações Pernambucana e Paraibana de Futebol.

O pedido inicial foi feito pelo Treze, com a ajuda da Federação Paraibana, que tem o apoio do Central e da entidade que rege o futebol de Pernambuco. O pedido já foi enviado à CBF para que Ednaldo Rodrigues, presidente desta, aprecie e tome uma decisão.

PUBLICIDADE

“Não vejo problema o Torneio Paralelo ser reconhecido como a Série B de 1986. Não haveria prejuízo para ninguém, já que a competição não contaria pontos para o ranking atual. É apenas um afago na história. Os quatro times merecem ser reconhecidos como campeões e nós estamos aqui para defender nosso afiliado (Central)”, declarou Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana.

“Entendemos que é um pleito justo. Não só do Treze, mas dos outros clube que conquistaram o acesso dentro de campo em 1986. A CBF vem sendo solícita neste tipo de análise histórica, reconhecendo títulos do passado, Queremos o mesmo em relação à Série B de 1986, seria um marco para o futebol paraibano”, afirmou Michelle Rodrigues, mandatária da Federação Paraibana.

Também parte dos times que se beneficiariam com a transformação do Torneio Paralelo em Série B, o Criciúma acompanha o caso. A Inter de Limeira ainda não fez pronunciamento sobre o assunto.

O que foi o Torneio Paralelo

PUBLICIDADE

Em 1986, o Brasileirão teve sua primeira fase disputada em duas ‘partes’. Na primeira, jogavam os times daquela que seria a ‘Série A’, estes baseados em suas classificações nos campeonatos estaduais. Outras 36 equipes jogaram o Torneio Paralelo, que classificaria quatro times para a segunda fase do Brasileiro daquele ano.

Foram quatro chaves de nove times cada, com apenas o vencedor obtendo a vaga (ou no caso dos pleitantes, o acesso) à fase seguinte do Brasileirão. Treze, Central, Criciúma e Inter de Limeira venceram estas chaves e foram para a sequência da Série A daquele ano.

O Torneio Paralelo foi encerrado depois desta fase, com os os classificados disputando com os times que avançaram da primeira fase do Brasileirão a tentativa de serem campeões.