Nos últimos anos, o Santos tem vivido dramas dos mais variados, em que tem flertado mais com a parte de baixo da tabela e a briga para não ser rebaixado do que a disputa pelos primeiros postos. Uma situação que poderia ser até pior se não fosse a presença de um jogador em especial, João Paulo.
O goleiro tem sido, mais uma vez, o principal jogador do elenco do Peixe, salvando o time em vários momentos nos últimos anos. Neste Brasileirão Série A não tem sido diferente, com o jogador sendo um dos poucos destaque santistas em meio à má campanha da equipe na competição.
As estatísticas tem mostrado a importância de João Paulo para evitar que o Santos possa ter uma campanha pior na Série A. Dados do Footstat´ publicados pela Gazeta Esportiva apontam que o arqueiro santista é o segundo em defesas na competição, com 49. À frente do santista está o goleiro do líder do Brasileirão, Lucas Perri (Botafogo), com 58.
O alto número de defesas do goleiro santista tem muito a ver com o fato do Peixe sofrer defensivamente nesta temporada. No Brasileirão, o time é o segundo com mais finalizações certas contra o próprio gol e, especialmente na ‘era Paulo Turra’, não tem obtido sucesso em evitar gols nos jogos com o atual treinador.
Uma mostra foi a partida contra o Fluminense, no último final de semana. João Paulo conseguiu defender um pênalti, mas não evitou a derrota do Santos por 1 a 0, que deixou o time novamente com risco de entrar na zona de rebaixamento da Série A nas próximas rodadas. E isto com o jogador tendo se recuperado de problema no quadril sofrido no empate com o Botafogo
🧤3️⃣4️⃣ pic.twitter.com/ZNCgA3aT42
— Santos FC (@SantosFC) August 2, 2023

