A Espanha chega a sua primeira final na Copa do Mundo Feminina. Com grandes participações e um plantel com grandes representantes, pode faturar o seu primeiro título na modalidade. Apesar dos altos e baixos antes da competição, com titulares ameaçando desistir à convocação e algumas jogadoras de fato não disputando o torneio, parece que a Fúria conseguiu organizar o elenco e foi protagonista de grandes partidas.
Retrospecto da seleção espanhola
No início da competição, Espanha jogou contra Costa Rica, que venceu co tranquilidade por 3 a 0. A segunda rodada também foi uma vitória, desta vez contra a Zâmbia por 5 a 0. Com a classificação garantida, a comissão técnica optou por um time alternativo que sofreu um revés por 4 a 0 contra o Japão.
Classificado às oitavas de final, Espanha voltou com as titulares e venceu Suíça por 5 a 1 com tranquilidade. Nas quartas de final, o confronto foi contra Holanda, atuais vice-campeãs e faturaram a vitória por 2 a 1 com gol de Paralluelo. Finalmente, a semifinal contra Suécia foi um duelo pegado com poucos espaços cedidos, mas o time espanhol venceu por 2 a 1, também com tento da atacante de 19 anos.
A campanha vencedora da seleção espanhola conta com várias protagonistas. A meio-campista Aitana Bonmatí do Barcelona fez 3 gols e 2 assistências em seis partidas, repetindo o bom momento que vive no time culé. A surpresa é a atacante Salma Paralluelo, também do time espanhol que, aos 19 anos, foi decisiva nas últimas duas partidas.
Apesar da grande campanha, os torcedores espanholes perceberam que existe um clima ruim nos bastidores das conquistas, pois as jogadoras não comemoram com a comissão técnica, apenas entre si. Após ameaças de não representar a Espanha na Copa do Mundo se o técnico Jorge Vilda continuasse no mandato, algumas jogadoras realmente cumpriram a palavra como a zagueira do Barcelona, María Pilar Léon, por outro lado, apesar do clima instável as vitórias apareceram graças a uma geração espetacular.
Final da Copa do Mundo Feminina 2023
O confronto final para conhecer a seleção campeã da Copa do Mundo Feminina 2023 será no próximo domingo (20), às 7h (de Brasília). A partida será disputada no Estádio Olímpico de Sydney após a cerimónia de encerramento.

