Depois de uma vitória nas penalidades contra o rival da temporada passada que representou o título da Community Shield, o Arsenal entra em campo neste sábado (12), às 8h30 (de Brasília), para o seu primeiro ato na Premier League 2023/24. No Emirates, os comandados de Mikel Arteta recebem o Nottingham Forest dos brasileiros Danilo e Gustavo Scarpa.
Tendo batido “na trave” na última temporada, onde quebrou o recorde se tornando o time que mais ficou na liderança na história da Premier League, o Arsenal quer terminar a sua jornada com o sonhado título para findar o incômodo jejum, que muitas vezes pareceu que cairia por terra no primeiro semestre, mas a regularidade de uma temporada histórica do avassalador Manchester City impediu que o objetivo fosse alcançado, algo que os Gunners tentarão contornar em 2023/24.
Para isso, a diretoria manteve o “esqueleto” do time que chegou a encantar os torcedores na última edição da Premier League. Entre os titulares, apenas Granit Xhaka saiu, se transferindo para o Bayer Leverkusen, após sete temporadas. Nomes como o goleiro Matt Turner (Nottingham Forest), o zagueiro Auston Trusty (Sheff Utd) e Niles (Lyon) também foram negociados.
Por outro lado, o Arsenal resolveu investir pesado no mercado. A principal contratação foi a do meio-campista Declan Rice, que vinha se destacando no West Ham. Os Gunners desembolsaram 116,6 milhões de euros na aquisição. Outros dois nomes de peso foram o meia Kai Havertz (ex-Chelsea) e o zagueiro Jurrien Timber (Ajax).
Nos próximos dias, o Arsenal deve oficializar a contratação do goleiro David Raya, do Brentford. O jogador de 27 anos acumula convocações para a seleção espanhola e custará aos cofres do time londrino mais de R$ 180 milhões. Sonho antigo dos Gunners, o atleta chega para repor a saída de Turner.
Para este início de temporada, o Arsenal não contará com o brasileiro Gabriel Jesus. O camisa 9 teve uma lesão no joelho, onde foi necessário intervenção cirúrgica, e fica “de molho” por algumas semanas. Segundo o técnico Mikel Arteta, o problema não é grave e ele conta com o atleta em breve.
ELENCO DO ARSENAL PARA 2023/24
TIME NA PRÉ-TEMPORADA
No regresso das férias após o vice-campeonato na Premier League, o Arsenal esteve nos Estados Unidos, realizando boa parte da preparação visando 2023/24, e o saldo foi positivo para os londrinos. Contabilizando todos os amistosos, incluindo a Copa Emirates, o time de Arteta acumulou duas vitórias, três empates e uma derrota.
08/07 – 1×1 Watford
13/07 – 1×1 Nurnberg
19/07 – 5×0 All-Star MLS
22/07 – 0x2 Manchester United
26/07 – 5×3 Barcelona
02/08 – (5) 1×1 (4) Monaco – Copa Emirates

