Home Torcedoras Cris Cyborg relembra luta contra Gina Carano: “mudou a trajetória do esporte”

Cris Cyborg relembra luta contra Gina Carano: “mudou a trajetória do esporte”

Protagonista do primeiro main-event feminino da história do MMA, Cyborg falou sobre o espaço das mulheres no esporte

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Há 14 anos, Cris Cyborg escreveu um dos capítulos mais belos e impactantes de sua carreira. No dia 14 de agosto de 2009, a paranaense protagonizou ao lado de Gina Carano, o primeiro main-event feminino da história do MMA. E melhor, ainda venceu por nocaute no 1º round, conquistando o cinturão peso-pena do Strikeforce.

PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, Cris Cyborg relembrou do feito, e citou outras barreiras que aquela luta quebrou, como a duração dos rounds que eram menores do que os homens na époica.

“Essa foi a primeira vez que as mulheres lutaram rounds de cinco minutos, que tem a mesma duração que os homens. Antes dessa luta, as mulheres lutavam apenas em rounds de três minutos. O boxe feminino ainda luta pelo direito de poder mostrar suas habilidades pelo mesmo tempo que os homens em cada round”, afirmou Cyborg.

PUBLICIDADE

Desde então, a brasileira manteve cartel invicto, até ser derrotada por Amanda Nunes, e depois disso, não perder mais. Cris Cyborg finalizou sua fala, citando que o feito de 2009, abriu portas para outras grandes nomes do MMA feminino.

“Acho que aquela luta mudou a trajetória do esporte. Minha luta contra Gina Carano ainda é a segunda luta de MMA mais assistida na história da ‘Showtime Sports’ e se tornou uma porta de entrada para estrelas como Ronda Rousey, Valentina Shevchenko e Joanna Jedrzejczyk continuarem a desenvolver o esporte”, finalizou.

PUBLICIDADE