Nesta terça-feira (01), o São Paulo anunciou a contratação do atacante Lucas Moura, de 30 anos, que foi revelado pelo clube.
Lucas surgiu no time principal do Tricolor em 2010, ficando até 2012. Em 2013, foi jogar no PSG, da França, onde ficou até 2018.
Em 2018, se transferiu para o Tottenham, da Inglaterra, onde permaneceu até a metade de 2023. Com fim do seu contrato, acabou não tendo o seu vínculo renovado.
Agora, acerta o seu retorno ao São Paulo até dezembro. No ano que vem, a tendência é que ele atue na MLS.
Números de Lucas Moura na Europa
Contratado como uma grande promessa do futebol brasileiro, Lucas não conseguiu ter um grande destaque na Europa, mas também não foi mal.
Pelo PSG, em cinco anos, Lucas fez 229 jogos, com 46 gols e 48 assistências. Por lá, venceu cinco vezes o Campeonato Francês, três vezes a Copa da França, entre outros.
No Tottenham, porém, Lucas teve menos oportunidades. Ficou cinco anos e meio no clube, disputando 221 partidas, marcando 39 gols e dando 27 assistências.
Não venceu títulos no clube inglês, mas foi vice-campeão da Champions em 2019. Inclusive, Lucas marcou um hat-trick na semifinal, contra o Ajax, classificando o Tottenham para a final da Liga dos Campeões.
Números na última temporada
A temporada 2022/23 não foi muito boa para o atacante. Tanto que o Tottenham não quis renovar o seu contrato.
Sem muito espaço entre os titulares, Lucas disputou apenas 23 partidas, marcando quatro gols e não dando nenhuma assistência. Mas, três desses gols foram pelo time Sub-21 do Tottenham. Então, foi apenas um gol pelo time principal.
Lucas Moura no São Paulo
Pelo São Paulo, em dois anos e meio como profissional, Lucas tem bons números. Foram 94 partidas, com 24 gols e 21 assistências. Ou seja, são 45 participações diretas em gols, em 94 jogos. O que da praticamente uma participação a cada dois jogos.
No Tricolor, foi campeão da Sul-Americana de 2012, quando se despediu do clube. Esse foi o último título de mais expressão vencido pelo São Paulo. Depois disso, conquistou apenas o Paulistão de 2021.
Agora, Lucas retorna para tentar vencer novamente a Sul-Americana, além do título inédito da Copa do Brasil.

