O Palmeiras deu uma péssima notícia aos seus torcedores na manhã desta segunda-feira (28). Em nota oficial, comunicou que a torção sofrida por Dudu no joelho direito, na vitória sobre o Vasco ontem (27), resultou em ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco. Com isso, o jogador passará por cirurgia nas próximas semanas e só deve retornar aos gramados em 2024.
Fato é que o atacante vivia sua pior temporada com a camisa alviverde desde que chegou ao clube, em janeiro de 2015. Neste ano, o camisa 7 do Verdão registrou apenas três gols (todos no Brasileirão Série A) e sete assistências em 42 partidas. Apesar dos números, o jogador mantinha status de titular absoluto do técnico Abel Ferreira, sendo uma referência no elenco.
Sem Dudu, o Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (30), às 21h30, quando recebe o Deportivo Pereira, da Colômbia, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Como os palestrinos golearam por 4×0 na ida, estão com a vaga praticamente assegurada. No domingo (02/09), fazem o clássico diante do Corinthians na casa do rival, a Neo Química Arena.
Abel agora tem a dura missão de encontrar uma forma de repor a baixa. Breno Lopes, substituto do ídolo contra o Vasco, surge como a opção mais “lógica” a ser seguida. Alternativas mais “ousadas” incluem improvisar um lateral na ponta esquerda, assim como foi feito na dobradinha Marcos Rocha e Mayke, contra o Deportivo. Jovens como John John, Kevin e Luís Guilherme também surgem como alternativa, entretanto, parece improvável que o treinador português aposte tão alto nas promessas.
Além da disputa pela Libertadores, o Verdão segue sonhando com o título do Brasileirão. Na competição, o time paulista é o 2º colocado, com 40 pontos, 11 a menos que o líder, Botafogo.

