Flamengo conquistou nas últimas rodadas apenas 3 pontos disputados no Maracanã, além de partidas frustrantes, incluindo a eliminação da Libertadores. A última partida como mandante no Brasileirão vencida pelo time carioca foi contra o Fortaleza, jogo que terminou no 2 a 0, no dia 01 de julho. Na sequência, o Rubro-Negro visitou o Palmeiras por 1 a 1 e como visitante contra o Fluminense em novo empate por 0 a 0.
Em 22 de julho, Flamengo sediou partida contra o América-MG, e contra um dos lanternas do Brasileirão, empatou por 1 a 1. A justificativa do resultado foi poupar os titulares para a semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio. Em duas partidas como visitante, perdeu de 2 a 1 contra o Atlético-MG e por 3 a 0 contra o Cuiabá.
Após ambas derrotas, o Flamengo ainda foi eliminado da Libertadores. Com a moral abatida, recebeu o São Paulo em um mais jogo que acabou empatado em 1 a 1. Posteriormente, garantiu a classificação da Copa do Brasil por 3 a 0 no placar global após vencer o Grêmio por 1 a 0 no Maracanã e 2 a 0 na Arena do Grêmio. Depois dessa vitória, o Rubro-Negro visitou o Coritiba em vitória sofrida por 3 a 2. Finalmente, empatou por 0 a 0 contra o Internacional na noite de sábado (16).
Flamengo hoje
No meio de vaias e protestos dos torcedores frustrados após partidas apáticas e sinais de crises internas, o Flamengo tenta se reerguer. Na 3ª colocação do Campeonato Brasileiro, visitará o Botafogo no próximo sábado (02), às 21h (horário de Brasília) com a necessidade de uma vitória para levantar os ânimos da sua torcida.
Um resultado negativo frente ao líder do campeonato, porém, vai reduzir muito quaisquer chances de o Flamengo conquistar o Brasileirão Série A em 2023.

