Atual campeão da Libertadores, o Flamengo começará nesta quinta-feira no Maracanã seus duelos de oitavas de final contra o Olimpia, para seguir sonhando com mais uma conquista da competição sul-americana, E também manter uma marca importante para si.
Desde 2019, o Rubro-Negro tem se destacado como o melhor mandante dentre os clubes brasileiros. Nas últimas quatro temporadas, ninguém dentro do Brasil teve melhor aproveitamento jogando em casa na competição do que a equipe da Gávea,
Nas contas do GE, são 27 partidas como mandante dos flamenguistas desde 2019. Foram 23 vitórias da equipe rubro-negra, três empates e somente uma derrota, esta para o Peñarol, em abril de 2019. Com isso, o aproveitamento dos cariocas como mandante é de 88%, à frente de times como o Athletico (82,35%) e Palmeiras (82,14%).
Nestes 27 jogos, o Fla marcou 27 gols e sofreu 15. Com isso, obteve média de 2,88 gols marcados por jogo e 0,6 gols sofridos por partida neste período de duelos pela competição sul-americana.
A maioria das partidas (23) foram no palco do jogo desta quinta, sendo o Maracanã a grande ‘fortaleza’ do Flamengo na Libertadores. Além disso, foram outras duas atuando em Brasília e as finais de 2019 (jogada em Lima) e 2022 (esta em Guayaquil). Apesar destes dois últimos jogos serem em campos neutros no exterior, o Fla foi apontado nominalmente como mandante.
E tal força em casa tem sido um grande fator do sucesso flamenguista na competição nestes últimos quatro anos. Foram três finais, duas vencidas pelo Mengão (2019 e 2022) e uma perdida (2021). Uma sina que o torcedor espera que comece a se repetir nesta quinta-feira, contra os paraguaios, para largar com vantagem na busca da vaga para às quartas de final do torneio.
O Mengão segue a preparação focado na @Libertadores! 🔴⚫
📸: Marcelo Cortes /CRF pic.twitter.com/T7YvjdgTqH
— Flamengo (@Flamengo) August 1, 2023

