Home DESTAQUE Live de Farid é tirada do ar antes de Grêmio x Cruzeiro e web detona Globo: “Censura”

Live de Farid é tirada do ar antes de Grêmio x Cruzeiro e web detona Globo: “Censura”

Transmissão da partida no canal do YouTube do jornalista foi interrompida faltando oito minutos para o início do jogo

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Farid Germano Filho não conseguiu transmitir a partida do Grêmio como sempre faz em seu canal no YouTube. Faltando oito minutos para começar o confronto com o Cruzeiro neste domingo (27) na Arena pelo Brasileirão Série A, a live saiu do ar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, o canal de Farid sofreu um “strike” da Globo, a detentora dos direitos do Brasileirão Série A. Por sete dias, o veículo não poderá realizar transmissões ao vivo. O mesmo problema havia acontecido com o canal de Fabiano Baldasso, durante a cobertura de Coritiba x Internacional, em 22 de junho.

“Não descumprimos nenhuma das regras estabelecidas pela emissora, isso é muito claro e muito transparente. Esperamos que o mais rápido possível sejamos colocados novamente na plataforma do YouTube para a realização de lives”, esclareceu Farid, em vídeo gravado em seu Instagram na cabine da Arena do Grêmio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme o estabelecido, os canais do YouTube não têm a permissão de mostrar as imagens do campo durante as partidas. A Globo e a CBF costumam liberar as câmeras em direção aos narradores e comentaristas.

“Várias lives caíram”, observaram os internautas nas mensagens de apoio a Farid

Os torcedores do Grêmio e também de outras equipes foram solidários a Farid Germano Filho. Muitos dos internautas não pouparam a Globo, nos comentários do post do influenciador no Instagram.

PUBLICIDADE

“Alguém tem que fazer alguma coisa. É vocês, é a Copero TV duas vezes, é a Rádio Imortal duas vezes. Tinham que se juntar e processar a Globo”, sugeriu Dionathan Batista. “Várias lives caíram”, escreveu Gabriel Freitas. “Eles estão assim, esses dias foi YouTube da Rádio Imortal“, observou Tiago Kampff.

PUBLICIDADE

As críticas da web prosseguiram: “Sempre a Globo ferrando com os jornalistas de bem”, opinou Tiago Lucca. “Farido nunca mostrou imagens do jogo, estranho!”, se manifestou Nabi Henrique Stalmann. “Palhaçada”, reclamou Guilherme Minozzo. “Pior que tem um monte de canal do YouTube que a Globo derruba. Força aí Farido. Sou colorado mas te acompanho”, publicou Vítor Mattos. “Censura, palhaçada isso”, lamentou Kleyster Almeida.

Farid Germano Filho e sua equipe conseguiram retomar a cobertura da partida vencida pelo Grêmio por 3 a 0 contra o Cruzeiro. O segundo tempo foi transmitido através do canal alternativo Arena Tricolor.

Better Collective