Home Futebol Lucas Moura, James Rodríguez e Neymar estavam entre os melhores jovens do planeta em 2012; veja a lista

Lucas Moura, James Rodríguez e Neymar estavam entre os melhores jovens do planeta em 2012; veja a lista

Saiba quem eram os talentos na última década

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

O futebol é feito de ciclos entre jogadores experientes, craques, novatos e promessas ainda na base. Neymar, que hoje tem 31 anos, antes era considerado uma grande promessa quando jogava no Santos.

PUBLICIDADE

Atualmente, nomes como Vitor Roque, Marcos Leonardo, Garnacho e tantos outros são grandes candidatos a futuros craques. No entanto, quais eram os jogadores que ocupavam esse posto em 2012? O Torcedores.com através da lista do The Bleacher Report, relembra os 50 melhores jovens no ano conforme opinião do periódico

Top-3

Quem abriu o top-3 na ocasião era Mario Gotze, meia alemão que jogava no Borussia Dortmund. Vice-campeão da Champions um ano depois, o jogador encantava pelo seu talento para armar a equipe. Na temporada seguinte, o auge da carreira marcando o gol do título da Alemanha na Copa do Mundo de 2014, contra a Argentina.

PUBLICIDADE

Entretanto, a carreira não decolou como esperado e o jogador vem oscilando futebol alemão com passagens por Bayern de Munique, PSV, uma segunda pelo Borussia, e no momento defendendo o Frankfurt.

Na segunda colocação o astro Neymar. Apesar dos inúmeros títulos, o brasileiro não chegou no nível que seu talento permitia. Com inúmeras lesões e polêmicas fora de campo, deixou a Europa recentemente para jogar no Al Hilal.

Ainda assim, nos tempos áureos encantou sobretudo pelo Barcelona, formando trio de ataque com Messi e Luis Suárez.

No topo, o belga Eden Hazard. Grande líder da geração belga, o atacante viveu mais de uma década com um futebol brilhante no Lille e Chelsea. Protagonista em títulos da Premier League e Ligue 1. Além disso, guiou a seleção da Bélgica com um ótimo desempenho na Copa do Mundo de 2018, eliminando o Brasil.

PUBLICIDADE

Em 2019, aceitou se transferir para o Real Madrid e chegou com status de estrela máxima da equipe. As inúmeras lesões e condicionamento físico minaram o belga que chegou a ser preterido até por jovens ainda em transição da base para o principal.

São Paulo e brasileiros

Na última janela do futebol brasileiro, o São Paulo buscou as contratações de James Rodríguez e Lucas Moura. A dupla também fez parte da lista britânica, com o atacante na quarta colocação após encantar no próprio Tricolor Paulista conquistando a Copa Sul-Americana 2012.

Enquanto o colombiano considerado o 27º, ganhava força no Porto e tempos depois seria uma das maiores vendas da história do futebol português. Os dois sul-americanos disputaram Champions League, vivendo altos e baixos em clubes como Real Madrid, PSG, Bayern e Tottenham.

O ranking ainda contou com os brasileiros, Oscar (7º), Philippe Coutinho (18º) e Lucas Piazon (49º)

PUBLICIDADE

Destaques e nomes não listados

A lista da Bleacher Report também teve espaço para mais garfes que anos depois acabaram comprovadas. Como por exemplo, Marco Verratti apenas na última colocação, David Alaba (41º), Varane (39º) e Antoine Griezmann (30º).

Por fim, destaques como Gundogan, Son, De Bruyne e Paul Pogba, foram apenas mencionados, sem aparecerem entre os 50 melhores jovens jogadores de 2012.

O ranking dos 50 melhores jovens jogadores em 2012:

50.Marco Verratti

49.Lucas Piazon

PUBLICIDADE

48.Raheem Sterling

47.Mateo Kovacic

46.Lorenzo Insigne

45.Ola John

PUBLICIDADE

44.John Guidetti

43.Bernd Leno

42.Aaron Ramsey

41.David Alaba

PUBLICIDADE

40.Lucas Ocampos

39.Raphael Varane

38.Luciano Narsingh

37.Jack Wilshere

PUBLICIDADE

36.Patrick Herrmann

35. Sebastian Coates

34.Giorgino Wijnaldum

33.Joel Matip

PUBLICIDADE

32.M’Baye Niang

31.Romelu Lukaku

30.Antoine Griezmann

29.Kyriakos Papadopoulos

PUBLICIDADE

28.Douglas Costa

27.James Rodriguez

26. Mattia Destro

25.Rodrigo

PUBLICIDADE

24.David De Gea

18.Philippe Coutinho

17.Lewis Holtby

16.Gaston Ramirez

PUBLICIDADE

15.Alex Oxlade Chamberlain

14.Marc Andre Ter Stegen

13.Julian Draxler

12.Phil Jones

PUBLICIDADE

11.Xherdan Shaqiri

10. Thiago Alcântara

9.Stephan El Shaarawy

8.Danny Welbeck

PUBLICIDADE

7.Oscar

6.André Schurrle

5.Christian Eriksen

4.Lucas Moura

PUBLICIDADE

3.Mario Gotze

2.Neymar

1.Eden Hazard