É nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, que o Vasco da Gama completa 125 anos de uma história muito bonita, de luta contra o racismo, o elitismo e a injustiça.
Sendo assim, parece que os últimos dias ‘conspiraram’ para a alegria dos torcedores do Vasco, com a volta das vitórias e bons reforços chegando, como Dimitri Payet.
O clube foi fundado em 1898, e no início era o remo, o esporte do Vasco, e só em 1916 que o futebol começa a ser praticado, por influência de Raul Campos, um português que veio ao Brasil com o objetivo de ser sócio do clube.
Vale lembrar que o primeiro time do Gigante da Colina surgiu, pois, praticantes do remo estavam descontentes e aí veio a ideia do futebol.
Com isso, começou uma busca por jogadores em ligas periféricas, independente de cor ou condição social, e assim o time foi formado, em sua maioria, por negros e pobres.
Os títulos não demoraram e o Vasco se torna um dos grandes clubes do Brasil
Não demorou muito, e em 1922, o Vasco se sagrou campeão da Série B do Estadual do Rio de Janeiro e conquistou o acesso à elite.
Com o time montado, a Liga de Futebol coloca uma regra que proibia analfabetos, aí com a colaboração de um associado e bibliotecário da instituição portuguesa, Custódio Moura, os atletas aprendem a ler e escrever para seguirem jogando.
Com essa representatividade em campo, isso evidentemente refletiu na sociedade, principalmente no subúrbio, que se identificou com os atletas e o Vasco cresceu em torcedores.
Nos anos seguintes, os torcedores do Vasco lideram uma campanha de arrecadação de fundos para comprar um terreno no bairro de São Cristóvão.
Portanto, em 1927, dez meses depois do início da obra do estádio, ocorreu a primeira partida em São Januário.
Podemos dizer, que quando começou a história do Gigante da Colina, provavelmente nenhum dos ‘Camisas Negras’, como eram chamados os jogadores do Vasco, podiam ter a dimensão do que o clube se tornou.
Um clube de glórias, lutas, vitórias, e uma história de uma das maiores instituições do Brasil, que agora, o Vasco completa 125 anos.

