Home Futebol Na onda de Lucca no sub-20, relembre gols antológicos do Internacional no Beira-Rio

Na onda de Lucca no sub-20, relembre gols antológicos do Internacional no Beira-Rio

Jovem atacante colorado anotou um gol de placa no Grenal pela Copa do Brasil da base

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

O Internacional foi eliminado da Copa do Brasil Sub-20 nesta terça (15), ao perder nos pênaltis para o Grêmio no Beira-Rio por 5 a 3. O Grenal teve o resultado de 1 a 1 no tempo normal. Aliás, o Colorado perdia até os 49 minutos do segundo tempo.

PUBLICIDADE

Então, Lucca fez um gol histórico para empatar o clássico. Na meia-lua da grande área, o atacante colorado aplicou um chapéu no zagueiro gremista e, sem deixar a bola cair, acertou um voleio no ângulo esquerdo do goleiro.

Os torcedores colorados se empolgaram nas redes sociais, sugerindo o Prêmio Puskás de gol mais bonito do ano. Aliás, Lucca faz parte do grupo profissional do Internacional. O jovem atleta de 20 anos foi importante na fase de grupos da Libertadores, contribuindo com assistências para gols decisivos da equipe gaúcha.

O golaço de Lucca no Grenal Sub-20 já é considerado um dos mais lindos da história de 54 anos do Beira-Rio. Dessa forma, o Torcedores.com relembra outros gols antológicos que o estádio viu o Internacional fazer.

Tabela Falcão-Escurinho encaminhou bi do Internacional

Para a maioria dos torcedores colorados, é o gol mais bonito de todos os tempos do Beira-Rio e talvez até da história do Campeonato Brasileiro. Na dramática semifinal contra o Atlético-MG em 1976, a partida estava empatada em 1 a 1 até os 45 da etapa final.

Então, Figueroa lança da intermediária. Dario toca de primeira. Escurinho toca de cabeça para Falcão, que devolve da mesma forma. Assim, o camisa 5 se projeta para receber na grande área o testaço de Escurinho. Falcão pega de primeira. O goleiro Ortiz chega a tocar na bola, mas ela entra no canto esquerdo. Internacional 2 a 1 e vaga garantida na final, em que seria bicampeão brasileiro diante do Corinthians.

PUBLICIDADE

Fernandão de bicicleta após chapéu

Num lance com alguma semelhança ao de Lucca ontem (15), Fernandão também fez um gol de placa no Beira-Rio. Então recém-chegado ao Internacional, o saudoso camisa 9 já tinha feito história ao marcar o milésimo em Grenais em 2004, justamente em sua estreia com a camisa vermelha.

Dias depois do tento no clássico, Fernandão brilharia diante do Coritiba. Em jogo válido pelo Brasileirão Série A de 2004, o atacante recebeu de costas na grande área. Então, matou no peito, aplicou um chapéu no zagueiro Flávio e, de bicicleta, mandou no canto esquerdo de Fernando Prass. Era o primeiro gol da partida, aos 21 minutos do primeiro tempo. O Coxa empataria na etapa final, com o confronto terminando em 1 a 1.

Fabiano sem ângulo

O Internacional fez uma belíssima campanha na primeira fase do Brasileirão Série A de 1997, mas perdeu o fôlego no quadrangular da fase seguinte que levava para a final. Nesta etapa, o Colorado recebeu o Santos no Beira-Rio e goleou por 4 a 1.

O primeiro da partida foi de Fabiano, aos 41 minutos do primeiro tempo. O camisa 7, que vivia sua grande temporada da carreira naquele 1997, aproveitou um cruzamento de Enciso pela direita. A zaga do Peixe afastou parcialmente. A bola subiu na grande área e, na queda, Fabiano conseguiu ganhar no corpo do defensor. Então, quase sem ângulo, acertou um chutaço contra Zetti, com a bola tocando no travessão antes de entrar, num gol improvável.

PUBLICIDADE

D’Alessandro contra o Galo

Pelas oitavas-de-final da Libertadores em 2015, o Internacional eliminava o Atlético-MG no Beira-Rio. Na vitória por 3 a 1 no jogo da volta, o segundo gol é considerado o mais bonito de D’Alessandro com a camisa colorada.

O camisa 10 argentino apanha a sobra. Assim, o meia domina de costas para o gol, gira superando a marcação de dois adversários e, na risca da grande área, manda no ângulo direito de Victor, que estava adiantado. Gol inesquecível de um dos grandes ídolos da história do Internacional.

Sem-pulo de Falcão

Esse gol é pouco lembrado na campanha do tricampeonato invicto de 1979. Na penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão Série A daquele ano, o Internacional recebeu o Rio Branco-ES. O primeiro da goleada colorada por 5 a 1 é uma pintura.

Mário Sérgio cobra um escanteio da esquerda. O camisa 11 bate bem aberto, de maneira à bola sair da grande área, em direção à meia-lua. O ponta-esquerda enxerga Falcão desmarcado no local. Desse modo, o camisa 5 pega de primeira e estufa a meta do goleiro da equipe capixaba, com a bola indo no canto esquerdo. “Chute de alta categoria”, exaltou Léo Batista, no antigo Gols do Fantástico.

PUBLICIDADE