Home Basquete NBA inicia investigação sobre críticas de James Harden a Daryl Morey

NBA inicia investigação sobre críticas de James Harden a Daryl Morey

No começo desta semana, Harden chamou o presidente de operações de basquete do Philadelphia 76ers de “mentiroso”

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

Segundo matéria publicada no site da ESPN dos Estados Unidos pelos jornalistas Adrian Wojnarowski e Ramona Shelburne neste sábado (19), a NBA iniciou uma investigação sobre as circunstâncias das críticas públicas feitas pelo astro do Philadelphia 76ers, James Harden, a respeito de Daryl Morey, presidente das operações de basquete da franquia.

PUBLICIDADE

A matéria informa que o escritório da liga está buscando compreender se Harden estava sugerindo uma possível recusa de jogar na temporada de 2023-24, violando o acordo coletivo de trabalho da liga, ou estava se referindo a discussões contratuais passadas com a organização que poderiam constituir contorno das regras salariais.

Entretanto, de acordo com fontes da ESPN dos EUA, o armador indicou que seus comentários públicos chamando Morey de “mentiroso” na segunda-feira (14) foram apenas uma resposta ao encerramento das discussões de troca, com expectativa de que Harden começaria a temporada com os Sixers.

PUBLICIDADE

Nem os 76ers nem Harden estariam em violação de quaisquer diretrizes da NBA, caso isso fosse comunicado aos oficiais da liga.

Harden: Expectativas frustradas e crítica a Morey

O Philadelphia 76ers informou James Harden que eles não encontraram uma troca viável com o seu destino preferido, Los Angeles Clippers, e esperavam que ele reportasse ao time no início do período de treinamento em setembro — algo que fontes da ESPN afirmam que Harden planeja fazer. Apesar da especulação pública, Harden não fez nenhuma alegação de acordo informal prévio com os 76ers sobre um contrato futuro.

Durante um evento publicitário à sua linha de tênis de basquete na China, durante a manhã de segunda, Harden chamou Morey de “mentiroso” e disse que “nunca faria parte de uma organização que ele faz parte”.

Prestes a completar 34 anos, Harden exerceu sua opção para a temporada de 2023-24 em junho, com a expectativa de que Morey trabalhasse com ele para fechar uma negociação com os Clippers. Os Sixers e os Clippers tiveram diversas conversas, mas estas nunca ganharam tração para o negócio ser fechado.

PUBLICIDADE