Home Futebol Palmeiras eliminou Felipão na Libertadores de 2001; relembre

Palmeiras eliminou Felipão na Libertadores de 2001; relembre

Treinador irá reencontrar novamente o Verdão, onde fez história com diversos títulos

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Luiz Felipe Scolari é sem dúvida um dos maiores técnicos da história do Palmeiras. Campeão da Libertadores, Brasileirão, bicampeão da Copa do Brasil, entre outras conquistas, Feipão marcou o seu nome no clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas, nesta noite, o Palmeiras terá o lendário treinador como adversário. Isso porque o Alviverde encara o Atlético-MG, que é dirigido pelo Felipão.

O duelo será pelas oitavas de final da Libertadores. E, recentemente, o palmeirense teve pesadelos com Felipão, que dirigia o Athletico-PR e eliminou o clube paulista da última Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Palmeiras já eliminou Felipão

Mas, o palmeirense se recorda de outro duelo entre Palmeiras e Felipão na Libertadores, em que o Verdão se deu bem.

Em 2001, Felipão estava no Cruzeiro, após deixar o Palmeiras com as conquistas da Libertadores, Copa do Brasil, Mercosul, Copa dos Campeões e Rio-São Paulo.

Então, quis o destino que Palmeiras e Cruzeiro se cruzassem nas quartas de final da Libertadores de 2001. E, foram dois jogos muito equilibrados.

PUBLICIDADE

Na ida, no Palestra Itália, as duas equipes empataram em 3 a 3. O três gols do Verdão foram marcados por Lopes. Já os do Cruzeiro, foram de Jorge Wagner, Oséas e Geovanni.

PUBLICIDADE

Nesse jogo, o clube paulista teve Magrão expulso, enquanto os mineiros tiveram Geovanni expulso.

Classificação veio nos pênaltis

No jogo da volta, no Mineirão, novamente um empate e com o Palmeiras sempre correndo atrás do placar.

Os donos da casa abriram o placar com Alessandro Cambalhota, logo aos 6 minutos. O Palmeiras empatou com Arce, aos 9 do segundo tempo. Mas, cinco minutos depois, o zagueiro Cris colocou o Cruzeiro novamente na frente. Então, aos 40 do segundo tempo, Alexandre deixa tudo igual novamente.

Com 2 a 2 no placar (5 a 5 na soma), a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades, Marcos defendeu três cobranças e o Palmeiras venceu por 4 a 3.

PUBLICIDADE

Neste ano, o Verdão avançou, mas acabou derrotado na semifinal para o Boca Juniors, nos pênaltis.

Escalações

Na partida decisiva, o Palmeiras, comandado por Celso Roth tinha: Marcos; Arce, Leonardo, Alexandre e Felipe; Fernando, Galeano, Alex e Lopes; Juninho (Basílio) e Fábio Júnior (Tuta) (Muñoz).

Já o Cruzeiro de Felipão tinha: André; Neném (Marcos Paulo), Cris, Luisão e Alex Santos; Cléber, Marcus Vinícius, Jorge Wagner (Jackson) e Ricardinho; Alessandro Cambalhota (Marcelo Ramos) e Oséas.

Felipão já eliminou o Palmeiras duas vezes na Libertadores

O retrospecto geral, porém, é favorável ao treinador neste encontro em Libertadores. Hoje (02), será o 4º confronto entre Felipão e Palmeiras na competição continental.

PUBLICIDADE

Felipão foi eliminado apenas em 2001. Nas outras duas vezes, avançou. Uma foi ano passado, pela semifinal, dirigindo o Athletico-PR.

A outra classificação de Scolari aconteceu em 1995, quando ele dirigia o Grêmio e eliminou o Verdão nas quartas de final, com 6 a 5 no agregado. Naquele ano, o clube gaúcho avançou e acabou campeão.

Better Collective