O Palmeiras inicia contra o Atlético-MG na noite desta quarta-feira (02), às 21h30, no Mineirão, a busca por vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. No que se depender do retrospecto contra o adversário em mata-matas, o Verdão tem bons motivos para acreditar na classificação.
Nos seis mata-matas contra o Atlético-MG ao longo da história, o Palmeiras só foi eliminado uma vez – há nove anos, quando caiu para o Galo nas oitavas de final da Copa do Brasil 2014. Meses mais tarde, o clube mineiro viria a ser campeão pela primeira vez na competição.
Desde então, Palmeiras x Atlético-MG se enfrentaram em mais duas eliminatórias. Em 2021, o Verdão eliminou o adversário na semifinal da Copa Libertadores com empate por 1 a 1 em pleno Mineirão, graças ao gol qualificado fora de casa. O duelo de ida no Allianz terminou sem gols.
Na grande final, o Palmeiras derrotou o Santos, no Maracanã, e ficou com o bicampeonato da competição sul-americana.
Na temporada passada, o Verdão voltou a levar a melhor contra o Galo, desta vez nas quartas de final da Copa Libertadores, com vitória nos pênaltis por 6 a 5 após empate por 2 a 2 no tempo normal do jogo disputado no Allianz Parque.
O retrospecto do Palmeiras contra o Atlético-MG em mata-matas:
2022 – quartas de final da Libertadores (classificação palmeirense)
2021 – semifinal da Libertadores (classificação palmeirense)
2014 – oitavas de final da Copa do Brasil (eliminação palmeirense)
2010 – quartas de final da Sul-Americana (classificação palmeirense)
2000 – semifinal da Copa Mercosul (classificação palmeirense)
1996 – oitavas de final da Copa do Brasil (classificação palmeirense)

