Em participação do programa Canelada da Jovem Pan Esportes, o comentarista Piperno analisou as chances de se tornar uma nova final de times brasileiros na Libertadores. Com 6 equipes classificadas nas oitavas de final, duas conquistaram vaga para as quartas de final com chance de mais dois times avançarem.
Piperno analisa Libertadores
Após as vitórias do Internacional e do Fluminense que já estão classificados para as quartas de final. O debate do programa Canelada analisou a supremacia do futebol brasileiro nas finais das Libertadores das últimas temporadas. Apesar do tropeço do Athletico-PR, ainda há mais chances de classificação de times nacionais.
Sobre este quesito, Piperno foi enfático e brincou: “Vai virar uma Copa do Brasil”. O Flamengo terá sua partida na próxima quinta-feira (10), mas chega ao duelo contra o Olimpia com um gol de diferença. Naquele setor do chaveamento das oitavas de final da Libertadores, há chances de um Fla x Flu nas quartas de final e o Internacional já está classificado.
Do outro lado da chave da Libertadores, apenas há dois times brasileiros que estão se enfrentando nas oitavas de final: o Atlético-MG e o Palmeiras. A partida definitiva para a vaga das quartas de final será na quarta-feira (10), o Verdão recebe o Galo com um gol de diferença.
Times brasileiros na Libertadores
É importante destacar que as últimas três edições tiveram ambos finalistas com clubes brasileiros, sendo que há quatro temporadas há pelo menos um time brasileiro nas finais. Com um dos lados da Libertadores 2023 com muitos integrantes brasileiros, existem chances de pelo menos um representante na final.
Apesar da hegemonia recente, os clubes brasileiros ainda não estão entre os times mais vencedores da competição. O maior campeão da competição é o Independiente, entre os brasileiros, há 5 times com três títulos da Libertadores, sendo os maiores campeões nacionais da competição internacional: Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Santos e São Paulo.

