Home Futebol Retrô cai nos pênaltis no Brasileirão Série D e Santa Cruz fica sem divisão nacional em 2024

Retrô cai nos pênaltis no Brasileirão Série D e Santa Cruz fica sem divisão nacional em 2024

Tradicional equipe pernambucana terá no calendário apenas o Campeonato Pernambucano e a pré-Copa do Nordeste no ano que vem

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Mesmo sem entrar em campo, o Santa Cruz viveu mais um capítulo de seu recente calvário. Assim, o Retrô foi eliminado nos pênaltis das oitavas-de-final do Brasileirão Série D pelo Maranhão neste sábado (19), na Arena Pernambuco. Como consequência, o tradicional time do Recife fica oficialmente sem divisão nacional no ano que vem.

PUBLICIDADE

Os torcedores do Santa Cruz precisavam torcer pelo acesso do Retrô para que a Cobra Coral herdasse uma vaga destinada ao Estado de Pernambuco ao Brasileirão Série D de 2024. Afinal, a equipe foi eliminada na primeira fase da quarta divisão, se classificando em sexto lugar num grupo com oito equipes, ficando de fora do G-4 da chave.

Havia também a possibilidade do Petrolina abrir mão de sua vaga para a próxima edição do Brasileirão Série D. Entretanto, em nota oficial publicada no mês passado, a equipe, que eliminou o Santa Cruz nos pênaltis nas quartas do Campeonato Pernambucano em 2023, assegurou que disputará a quarta divisão da temporada seguinte.

PUBLICIDADE

Maranhão obteve classificação heróica no Brasileirão Série D

O jogo entre Retrô e Maranhão na Arena Pernambuco terminou empatado em 2 a 2 no tempo normal, com direito a dois gols nos acréscimos do segundo tempo. O time pernambucano marcou aos 46 da etapa final, mas os maranhenses, que tiveram dois atletas expulsos, igualaram novamente o marcador aos 54. Com a vitória, o Maranhão se classificou para o mata-mata que dará uma vaga para o Brasileirão Série C.

Assim, o Retrô seguirá no Brasileirão Série D em 2024, já que foi o vice-campeão estadual, perdendo o título para o Sport. Já o Santa Cruz fica de fora da quarta divisão e também não disputará a Copa do Brasil do ano que vem, restando à Cobra Coral apenas o Campeonato Pernambucano. Além disso, disputará também a pré-Copa do Nordeste na próxima temporada. Há apenas sete anos atrás, o Santa Cruz chegou a jogar o Brasileirão Série A, no ano de 2016.