Neymar pode trocar de clube e deixar o PSG após seis temporadas. Caso isso se concretize, o Santos tem direito a receber uma quantia por ser o clube formador do camisa 10, algo em torno de 4% referente ao “Mecanismo de Solidariedade da Fifa”.
Segundo o site “Transfermarkt”, o valor de mercado de Neymar é avaliado em 60 milhões de euros. Neste caso, o Santos teria direito a desembolsar 2,4 milhões de euros (algo próximo a R$ 12 milhões na cotação atual).
No entanto, o jornal “AS” informou que o PSG fixou um valor de 150 milhões de euros pelo brasileiro de 31 anos. Dificilmente algum clube pagará esse preço, mas é possível que a transferência alcance uma quantia próxima dos 100 milhões de euros caso a negociação seja com a Arábia Saudita, local onde os times estão muito endinheirados.
O Santos tem metas de vendas de jogadores neste ano. Com a negociação de Ângelo para o Chelsea, o Alvinegro Praiano se aproximou do esperado, mas ainda falta um montante.
A possível transferência de Neymar poderia ajudar o Peixe neste sentido. A diretoria negocia os jovens Marcos Leonardo e Deivid Washington, sendo que o segundo citado já está praticamente fechado com o Chelsea.
ML9 ‘bate o pé’ e quer ir para a Europa, com a Roma entrando forte para contratá-lo. A possível venda do camisa 10 da seleção brasileira pode fazer o clube do litoral não ter a necessidade de negociar um dos jovens atacantes de imediato.
Neymar no Barcelona?
O único clube europeu que parece ter chances de adquirir Neymar no momento é o Barça. O alto salário, o histórico de lesões e alguns problemas extracampo atrapalharam o brasileiro.
A negociação poderia ter uma grande “manobra”: um clube da Arábia Saudita compraria o ex-Santos e logo em seguida o emprestaria ao Barcelona por ao menos uma temporada, segundo informações do “Sport”.

