Afunilando, assim está o cenário de disputa na Série B do Brasileirão. Tendo movimentado quatro rodadas do segundo turno, a competição começa a deixar claro quais equipes podem ser apontadas como fortes candidatas ao acesso, que sempre reserva fortes emoções com o alto equilíbrio visto. No topo da tabela, Sport e Vitória aparecem com campanhas mais sólidas, mas a perseguição é alta dos demais concorrentes.
De acordo com dados do departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Leão apresenta 84,5% de chances de retornar à Série A do próximo ano. Vindo de empate na última rodada contra a Tombense, o time pernambucano viu a “gordura” ser encurtada com o triunfo do rival baiano, que esta a um tento de diferença, acumulando agora 76,2% de possibilidades de ascensão.
O G4 ainda conta com Novorizontino e Criciúma. Os dois times, inclusive, já lideraram a Série B por algumas rodadas. Próximo do G4, o Juventude conseguiu uma crescente significativa com Thiago Carpini, e vem forte na disputa. Tendo figurado muitas rodadas entre os quatro primeiros, o Vila Nova vem em processo contrário, contando com troca de comando técnico, após sequência negativa.
Parelha, a Série B conta com oito clubes acumulando mais de 12% de chances. A diferença do oitavo colocado, o Mirassol, para o quarto, Criciúma, é de apenas quatro tentos, com a situação podendo mudar drasticamente somente com duas rodadas de disputa. Do líder Sport para o Juventude, o hiato também é curto, são apenas seis tentos.
VEJA COMO ESTÁ A BRIGA NA BRIGA NA SÉRIE B
1º Sport – 45 pontos – 84,5%
2º Vitória – 44 pontos – 76,2%
3º Novorizontino – 42 pontos – 67,2%
4º Criciúma – 41 pontos – 44,3%
5º Juventude – 39 pontos – 36,8%
6º Vila Nova – 39 pontos – 30,1%
7º Guarani – 37 pontos – 23,7%
8º Mirassol – 36 pontos – 12,6%

