Home Futebol Tribunal decide futuro de gestão do Maracanã; saiba mais

Tribunal decide futuro de gestão do Maracanã; saiba mais

Julgamento do TCE nesta quarta-feira (24) indicou próximos passos em briga por administração do estádio

Por Victor Martins em 23/08/2023 20:10 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/Twitter Oficial Maracanã

A ‘guerra’ pelo Maracanã terá mais um capítulo. Nesta quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) definiu que o processo de licitação do estádio deverá ter seu prosseguimento feito pelo governo estadual.

Na decisão, o TCE liberou a realização da licitação para definir o próximo gestor do estádio. Isto desde que o Governo do Rio cumpra com condições estabelecidas pela corte para que o processo seja feito, condições estas ligadas a ‘aspectos pontuações da equação financeiro-econômica’, como a escala de precificação de como o futuro gestor do consórcio irá investir no estádio.

Além disto, outras exigências feitas pelo tribunal são as de estabelecer um sistema que ‘vincule performance e remuneração’ na busca pelos concorrentes ao Maracanã. Somente quando estas forem cumpridas é que o atual processo, que investiga possíveis problemas no processo de licitação, poderá ser arquivado e a escolha do novo administrador possa acontecer. O TCE fará auditoria extraordinária para verificar se tais requisitos estão sendo cumpridos,

A licitação do Maracanã tem sido um grande ponto de briga entre rivais do Rio de Janeiro. Atualmente, Flamengo e Fluminense são os gestores do consórcio do Mário Filho, mas a cessão foi feita através de termos que concediam o controle do estádio de forma temporária, sem realizar licitação plena.

O Vasco, interessado em ter parte na gestão do estádio carioca, pressionou pela licitação e buscou por várias vezes as vias jurídicas para tentar resolver o problema. A disputa tem interferido também no jogos realizados no ‘Maior do Mundo’, no qual o Gigante da Colina tem brigado para realizar partidas, mas enfrentando a oposição da dupla Fla-Flu.

Agora, para que a licitação tenha uma data para acontecer, o governo estadual terá de cumprir as exigências da decisão da corte. E procurar, além dos três rivais, algum outro interessado em tomar parte da gestão do Maracanã.

Exit mobile version