Home Futebol Flamengo atualiza sobre lesões e detalha planejamento físico para 2026

Flamengo atualiza sobre lesões e detalha planejamento físico para 2026

Rubro-negro pretende dividir temporada em duas por causa da Copa do Mundo

Douglas Nunes
Formado em Jornalismo e com especialização em jornalismo esportivo, Douglas é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou com assessoria na Escola Zico e no Audax-RJ, além de ter sido repórter do Grupo O Dia. Está no mercado de iGaming desde 2016.
Flamengo atualiza sobre lesões e detalha planejamento físico para 2026

Arrascaeta em campo pelo Flamengo. Foto: Sipa US/Alamy Live News

Com a reapresentação do elenco, o Flamengo abriu o jogo sobre a situação clínica de alguns de seus principais jogadores. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o departamento médico rubro-negro detalhou os quadros de Pedro, Saúl e Danilo. Explicou também como o clube pretende ajustar cargas, tratamentos e protocolos ao longo de 2026.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Rubro-negro também estipulou a data para a estreia do elenco principal no ano. Nas primeiras rodadas do Carioca, o time usa uma equipe sub-20.

Pedro voltou antes do elenco

O atacante sofreu uma fratura no antebraço direito na semifinal da Conmebol Libertadores. Durante o processo de recuperação, ainda apresentou uma lesão no músculo reto da coxa esquerda. Mesmo assim, conseguiu retornar aos gramados no Mundial de Clubes e agora passa por nova bateria de exames.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Pedro se apresentou bem, a gente repetiu a radiografia do antebraço e está tudo bem, como estava antes do Mundial. Por cuidado e excesso de preocupação que temos com nossos atletas, repetimos alguns exames, e o exame da lesão muscular também deu sinais de cicatrização”, explicou Fernando Sassaki.

Tratamento de Saúl

O meio-campista espanhol terminou a última temporada com dores na região do calcanhar e optou por realizar o procedimento cirúrgico na Europa. Segundo o chefe do departamento médico do Flamengo, o jogador ainda está no período inicial de recuperação.

“Ele agora está em tratamento pós-operatório. Normalmente, depois que você opera um paciente, a gente espera para liberar para retornar duas, três semanas, que é o momento de retirar os pontos e o cirurgião ter a convicção de que não teve nenhuma infecção ou complicação”, afirmou.

PUBLICIDADE

“O Saúl vai continuar lá por conta disso. Após essa avaliação, ele retorna ao clube para dar início ao tratamento com a fisioterapia”, completou Sassaki.

PUBLICIDADE

O esforço de Danilo

Outro caso detalhado foi o do zagueiro Danilo. Isso porque o jogador conviveu com dores no joelho esquerdo durante boa parte da reta final da temporada passada e seguiu atuando mesmo sem estar em condições ideais.

“Tem que valorizar muito o esforço que o Danilo fez. Não sei se alguns atletas aguentariam o que ele aguentou. A gente viu o tamanho do esforço que ele fez. Ele manteve dor de outubro até a final do Mundial e acabou sendo recompensado com o gol do título”, revelou o médico.

“Ele não tem nenhum sinal de instabilidade, mas ainda sente dor. Não mais como antes, porém é uma dor que a gente leva em consideração. Fizemos uma programação específica para ele. Não vou dar uma data de retorno”, acrescentou.

Planejamento para a temporada com Copa do Mundo

Com o calendário de 2026 impactado pela Copa do Mundo, a comissão técnica e o departamento médico traçaram um plano para lidar com a sobrecarga física. Assim como também com os períodos reduzidos de preparação.

PUBLICIDADE

“Numa temporada congestionada, a gente utiliza ferramentas do nosso dia a dia para treinar e avaliar ao mesmo tempo. Tendo essa pausa, vamos aproveitar para ver quem precisa de maior recuperação e tratamento”, explicou o preparador físico Diogo Linhares.

“Provavelmente a gente vai fazer como se estivéssemos iniciando uma nova temporada. Com esse intervalo, vamos avaliar a situação de cada jogador e, a partir disso, definir novas avaliações e procedimentos visando um término de ano tão bom quanto foi 2025”, completou Sassaki.

Plano especial para Arrascaeta

Entre os atletas que terão acompanhamento individualizado está Arrascaeta, peça-chave do Flamengo e também da seleção uruguaia. O clube mantém contato direto com a comissão da Celeste para alinhar cargas e rotinas.

“A nossa ideia é seguir com esse planejamento, entendendo cada temporada. Sabemos que é um ano atípico e vamos estudar para traçar a melhor estratégia para ele e para todos os nossos atletas”, disse Linhares.

PUBLICIDADE

“É um jogador experiente, que se conhece muito bem. Valorizamos a percepção que ele tem do próprio corpo e, a partir disso, tomamos as decisões. Isso é mérito dele, por conseguir nos dar as informações necessárias para encontrar esse ponto de equilíbrio e terminar a temporada praticamente sem lesões”, concluiu Sassaki.

Better Collective