Um dos principais destaques do futebol brasileiro, o atacante Vitor Roque vem correspondendo todas expectativas ao seu redor. Vice-artilheiro do Brasileirão, o jogador voltou a marcar no último domingo (27), evitando a derrota do Athletico Paranaense para o Fluminense.
Mesmo ainda na segunda temporada como profissional, o atleta já alcançou uma marca impressionante. São 25 gols no ano, sendo o jogador mais jovem desde Neymar Júnior a alcançar pelo menos 25 tentos em uma temporada do futebol brasileiro. Em 2010, a estrela da seleção brasileira anotou 42 gols quando ainda defendia o Santos, com 18 anos, mesma idade de Vitor Roque.
Além da dupla, apenas um jogador abaixo dos 20 anos na última década marcou 25 vezes em um ano, Gabriel Barbosa. Curiosamente, o centroavante também alcançou a marca defendendo o Santos e a seleção brasileira, em 2016. Foram 65 jogos, 25 gols e 4 assistências, 16 partidas a mais que o artilheiro do Furacão.
No ranking de artilheiros do Brasil em 2023, conforme levantamento do Torcedores.com, o jovem de 18 anos subiu para a terceira posição, empatando com Tiquinho Soares. São 49 jogos, 25 gols e 7 assistências, sendo seis tentos defendendo a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano.
Em suma, o atacante do Athletico só marcou menos gols no país que Germán Cano, do Fluminense, e Pedro, do Flamengo. O centroavante argentino soma 31 gols, enquanto o artilheiro da gávea aparece um pouco atrás com 27 bolas na rede.
Barcelona
A princípio, Vitor Roque já sabe seu destino em 2024, o Barcelona. O time da Catalunha desembolsou 74 milhões (R$ 395 milhões) incluindo impostos, sendo a maior venda da história do Athletico Paranaense.
A expectativa é que a joia brasileira desembarque na Espanha em agosto de 2024, disputando a temporada 2024/25 do futebol europeu.

