O Botafogo chega a Neo Química Arena, nesta quinta-feira (21), com a necessidade de uma vitória urgente, após duas derrotas consecutivas no Brasileirão. No entanto, além do Corinthians, terá pela frente um tabu: o time carioca não vence o Timão longe do Rio de Janeiro desde 2012.
Botafogo busca encerrar tabu
A última vez que o Alvinegro conseguiu vencer no estado de São Paulo foi em 2012, ou seja, a Neo Química Arena ainda não havia sido inaugurada. Naquela ocasião, o Botafogo venceu por 3 a 1 o Corinthians, com gols de Elkeson (2) e Paulo André.
Desde aquela ocasião, o Botafogo e o Corinthians se encontraram em oito ocasiões em partidas disputadas em São Paulo. O Timão tem um retrospecto recente de cinco vitórias e três empates. Porém, analisando o histórico geral, os cariocas vencem historicamente em 101 partidas, com 41 vitórias, 24 empates e 36 derrotas.
A primeira vez que o Corinthians e Botafogo se enfrentaram na temporada de 2023, o Glorioso venceu o Timão por 3 a 0, jogando no Nilton Santos, no dia 11 de maio, pela 5ª rodada. Atualmente, ambas as equipes estão pressionadas para garantir uma vitória, o líder por conta dos pontos perdidos recentemente e duas derrotas consecutivas, enquanto o time de Itaquera está a apenas três pontos da zona de rebaixamento, preocupando os seus torcedores.
Corinthians hoje
Na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, o Corinthians receberá o Botafogo na sexta-feira (22), às 20h (horário de Brasília). A partida é fundamental na tabela da competição e é apenas quatro dias antes do duelo da semifinal da Sul-Americana contra o Fortaleza. O Glorioso evita a perda de pontos após ter sua distância de 15 no primeiro turno reduzida para 7 nas últimas partidas.

