É esperado que um time tenha maior desempenho quando joga no seu próprio estádio. Entretanto, os números do Botafogo no Nilton Santos no Brasileirão Série A são históricos e é fundamental para a boa campanha que lidera.
Com vantagem de 11 pontos com o vice-líder, o Botafogo quebra recordes semanalmente. Desde a 1ª rodada, a equipe tem um aproveitamento de 100% quando joga no seu estádio, vencendo 11 partidas de 11 jogos sediados no Engenhão. Logo, garantindo 33 pontos como mandantes e busca continuar fazendo história.
Se apenas tivesse os pontos disputados como mandante, eliminando qualquer tipo de pontuação como visitante, estaria na 7ª colocação do Campeonato Brasileiro. Ou seja, estaria no lugar do Athletico Parananse que tem 33 pontos após 21 partidas. Entretanto, a grande campanha do Botafogo não se limita ao Nilton Santos, levando a que alcançasse 50 pontos no torneio até este momento, após 16 partidas vencidas, 3 empates e 2 derrotas.
Antes da derrota na Argentina contra o Defensa y Justicia na Sul-Americana, o Glorioso registrava uma marca de 19 partidas sem conhecer a derrota. Porém, ainda pode fazer história com o elenco, já que está a apenas uma vitória em casa de distância do recorde de mandante no Brasileirão Série A que pertence ao Internacional na campanha de 1976, com 13 jogos como mandante vencidos.
O próximo jogo do Botafogo será contra o Flamengo. O clássico sediado no Nilton Santos terá seu apito inicial neste sábado (02), às 21h (de Brasília). A partida no primeiro turno foi vencida pelo Glorioso no Maracanã por 3 a 2 e o Alvinegro procura continuar na empreitada de fazer história e afastar a pressão do Palmeiras na corrida pelo Brasileirão Série A.

