A bola já está rolando na 24ª rodada do Brasileirão, com partidas disputadas ao longo de toda a semana, mas no Cartola a competição passa a valer mesmo a partir desta quarta (20), quando têm início os jogos que somarão pontos no game. Para ajudar os cartoleiros a mandarem bem nas escalações, Caio Ribeiro, comentarista da Globo e embaixador do fantasy, traz suas tradicionais dicas. Dessa vez, os usuários precisam ficar ligados na hora de montar seus times: as partidas Bahia x Santos e América-MG x Bragantino não serão consideradas para o jogo.
Levando esse detalhe em conta, o ex-atacante traçou sua estratégia a partir do Painel de Dados do Gato Mestre, funcionalidade exclusiva para assinantes do Cartola PRO. A escalação pode ser feita até as 18h59 (de Brasília) desta quarta.
CONFIRA AS DICAS DO COMENTARISTA CAIO RIBEIRO:
Goleiro – Fábio (Fluminense)
A volta ao Maracanã será uma injeção de ânimo ao Fluminense depois da derrota para o Vasco na rodada passada. O Tricolor segue na luta para se manter no topo da tabela e administra os ânimos para a partida decisiva da semana seguinte, pela semifinal da Libertadores. Em meio a toda essa atmosfera, o confronto com o Cruzeiro nesta quarta (20) ganha doses extras de tensão e emoção. Mesmo propenso a poupar jogadores, a decisão de deixar alguém de fora não deve passar por Fabio. Por isso, vale dar uma chance para o camisa 1. Mesmo que ele não tenha apresentado uma grande atuação no clássico, sofrendo quatro gols, é um dos grandes destaques do Flu no ano. Além da performance regular no game, ele surge com potencial de valorizar sua pontuação no duelo contra o Raposa. Ao todo, Fábio soma 77 defesas e, se não sofrer gols na partida, pode ganhar o bônus o SG.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 11.24 cartoletas
- Média de pontos: 4.18
- Mínimo para valorizar: -2.34
- Jogos sem sofrer gols: 8
- Defesas: 77
- Gols sofridos: 24
Lateral – Guilherme Arana (Atlético-MG)
Após engrenar em uma evolução no Brasileirão, tendo vencido o líder do campeonato no último sábado, o Atlético-MG aparece com favorito para o confronto em casa com o Cuiabá, neste sábado (23). Esse é o momento de trazer Guilherme Arana para a lateral, jogador que tem apresentado uma boa progressão no Cartola, chegando a marcar 9.70 pontos na rodada passada. A pontuação dele pode ficar ainda melhor, visto que o Galo está invicto na Arena, desde que inaugurou o seu estádio. Além disso, o Atlético-MG é capaz de ser favorecido pelo fato de o Cuiabá atravessar um jejum de vitórias nas últimas cinco partidas que disputou.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 10.95 cartoletas
- Média de pontos: 4.39
- Mínimo para valorizar: 8.45
- Jogos sem sofrer gols: 5
- Finalizações defendidas: 3
- Desarmes: 19
Zagueiro – Cacá (Athletico-PR)
Cacá, do Athletico-PR, tem tudo para se destacar mais uma vez, por isso vale ser considerado para a zaga da 24ª rodada do Cartola. Na partida contra com o Internacional, em casa, o jogador pode contribuir com gols e desarmes, reforçando a sequência de jogos consecutivos em que o Furacão está sem perder. Outros motivos para a escalação: com participação em cinco jogos, já acumula boa média (6.24) e fez 16.50 pontos na última rodada. Apesar de ter tudo para ser um confronto equilibrado, o Furacão pode se aproveitar do momento do Colorado, que divide as atenções com a partida decisiva da semana seguinte, pela semifinal da Libertadores, e pode optar por poupar jogadores. O duelo está marcado para esta quinta (21).
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 6.89 cartoletas
- Média de pontos: 6.24
- Mínimo para valorizar: 11.43
- Jogos sem sofrer gols: 1
- Gols: 2
- Desarmes: 8
Meia – Paulinho (Vasco)
Outra partida que marca essa semana do campeonato é o encontro do Vasco com o Coritiba, nesta quinta (21), em São Januário. Os dois times estão suando a camisa para sair da zona de rebaixamento e os ventos sopram a favor do Gigante da Colina, que não só tem melhorado o seu desempenho nos últimos jogos, como pode levar a melhor já que estará embalado pelo retorno da sua torcida às arquibancadas da sua casa depois de 90 dias com o estádio de portas fechadas. Paulinho, meia cruzmaltino, tem sido uma peça importante na reação do time, então vale ser considerado para a escalação. O jogador tem evoluído na sua pontuação no Cartola, chegando a boa média de 4.07. Fora isso, ele costuma arriscar de fora da área, podendo ser mais um fator decisivo para o seu time a balançar a rede.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 6.29 cartoletas
- Média de pontos: 4.07
- Mínimo para valorizar: 3.18
- Finalização na trave: 1
- Faltas sofridas: 27
- Desarmes: 16
Atacante – Hulk (Atlético-MG)
Com impressionantes 8.38 pontos de média, Hulk é um ótimo nome para o ataque nessa rodada do Cartola. Após cumprir suspensão, o artilheiro volta ao campo cheio de gás para ajudar o Atlético-MG a se manter na boa fase que entrou no campeonato, buscando vitória contra o Cuiabá na casa nova. O atacante do Galo tem como diferencial seu grande número de finalizações. Até o momento, já soma 60, sendo 31 para fora, 27 defendidas e duas na trave. Também acumula pontos com as 68 faltas que sofreu durante o torneio.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 17.42 cartoletas
- Média de pontos: 8.38
- Mínimo para valorizar: 2.57
- Gols: 7
- Finalizações defendidas: 27
- Assistências: 5
Técnico – Luiz Felipe Scolari (Atlético-MG)
Além de investir nos jogadores do Atlético-MG, também é uma boa ideia trazer o treinador do clube para a escalação. Luiz Felipe Scolari, o Felipão, enfim conseguiu quebrar o jejum de vitórias que marcou o início dos seus trabalhos à frente do Galo. O time vem trilhando um caminho de recuperação, vencendo três dos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro. Se abocanhar mais essa vitória, o técnico aumenta em mais um ponto o seu placar no fantasy game.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: 10.96 cartoletas
- Média de pontos: 4.92
- Mínimo para valorizar: 6.79
- Maior pontuação: 9.16

