Campanha “Pelé no Dicionário” é destaque no Festival Internacional de Lisboa
Campanha realizada pelo canal SporTV homenageou o Rei do Futebol
Divulgação
Nesta sexta-feira (22), a ação “Pelé no Dicionário” foi a campanha mais premiada da 8ª edição do Lisbon International Advertising Festival. A homenagem ao Rei do Futebol garantiu oito troféus no evento realizado em Portugal.
Foram cinco outros, um prata e dois Grand Prix, um prata e dois Grand Prix, prêmio hors concurs da cerimônia – o próprio Pelé conquistou, pela Revista Placar, esta honraria.
O canal SporTV foi responsável por coordenar, desenvolver e criar o projeto em parceria com a agência End to End, empresa de inteligência de negócios e arquitetura de soluções com expertise em engajamento de fãs e consumo do esporte.
Um fato importante é que nesta edição do festival português apenas o grupo brasileiro representou o país, inclusive sendo o único do segmento esportivo.
As oito conquistas deram a campanha a liderança do Lisbon International Advertising Festival.

Confira os prêmios vencidos pela campanha ‘Pelé no Dicionário”
Grand Prix: Creative Effectiveness
Grand Prix: Awareness Effectiveness – Sports
Ouro: Spontaneous Media in Advertising Campaign
Ouro: Awareness Effectiveness – Media & Entertainment
Ouro: Low Budget Activation
Ouro: Creative Effectiveness
Ouro: Awareness Effectiveness – Culture
Prata: Creative Effectiveness
“Manter vivo o legado”
Bruno Brum, CMO da agência End to End, comentou sobre a importância dos prêmios.
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento desta ação histórica junto ao melhor de todos os tempos no futebol. Poder eternizar o nome do Pelé no dicionário é muito significativo para nós. Buscamos manter vivo todo o legado construído por ele no esporte. Estes prêmios mostram que a ‘Pelé das homenagens’ foi um grande acerto de todos envolvidos”, afirma Bruno Brum, CMO da agência End to End.
A ação teve mais de 100 mil assinaturas e culminou na entrada do verbete “Pelé” no dicionário da língua portuguesa. Esse fato foi oficializado em abril deste ano, no Sports Summit, em São Paulo. A campanha chegou a ser indicada para o Festival de Publicidade Cannes Lions e para a shortlist do New York Festival.
A ação também contou com apoio da Memorabília do Esporte – projeto que tem como objetivo principal o resgate da memória de ídolos, conquistas e histórias do esporte brasileiro – além do Santos Futebol Clube e da Pelé Foundation, que representou o Rei do Futebol durante todo o processo realizado para colocar o movimento em prática.

