Home Futebol Cobrança bizarra de pênalti no Brasileirão Série D é anulada; veja

Cobrança bizarra de pênalti no Brasileirão Série D é anulada; veja

Os quatro times promovidos para a Série C foram conhecidos neste fim-de-semana

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Neste sábado (02) e domingo (03), a fase quartas-de-final do Brasileirão Série D foi concluída. Enquanto Athletic-MG e Caxias-RS subiram ontem (02), Ferroviária-SP e Ferroviário-CE confirmaram seus acessos hoje (03).

PUBLICIDADE

A decisão mais emocionante das quatro envolveu o Ferrão no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O time da casa chegou a levar um gol de pênalti do Maranhão aos 46 minutos do segundo tempo, que o eliminaria. Mas quatro minutos depois, um gol contra do defensor do time de São Luís levaria a decisão para os pênaltis, com o placar em 1 a 1 no tempo normal.

Jogador do Brasileirão Série D cobrou com paradinha, o que é proibido há 13 anos

Na primeira cobrança da disputa, o zagueiro Leone do Maranhão converteu. Mas o atleta bateu com paradinha, o que não é permitido desde 2010. Desse modo, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira anulou o gol e mostrou o cartão amarelo para o jogador.

Conforme a norma da Fifa, “ameaçar durante a corrida para cobrar um pênalti para confundir um oponente é permitido, mas ameaçar chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é agora uma infração da lei número 14 e um ato antiesportivo pelo qual o jogador deve ser punido“.

Na sequência das cobranças, o Ferroviário acertaria seus três chutes, enquanto o Maranhão errou os dois seguintes. Com a vitória por 3 a 0, o Ferrão subiu para o Brasileirão Série C em 2024. Dono da melhor campanha da Série D, o time cearense enfrentará o Caxias nas semifinais, fazendo o segundo jogo do mata-mata em casa. No outro confronto, Athletic e Ferroviária-SP medirão forças, com a partida de volta em Minas Gerais.

PUBLICIDADE