Corinthians bate Botafogo, se afasta do Z-4 e ajuda o Palmeiras no Brasileirão
Timão aproveitou vantagem numérica por boa parte da partida e pegou o “elevador” na tábua de classificação
Ricardo Moreira/Getty Images
Após um 4 a 4 emocionante diante do Grêmio, o Corinthians voltou à Neo Química Arena nesta sexta-feira (22) e bateu o Botafogo pelo placar de 1 a 0, findando assim o jejum de cinco rodadas sem vencer no Brasileirão. O tento da partida foi anotado por Gil, aos 13 da segunda etapa.
O resultado positivo para o alvinegro acaba deixando o cenário de disputa pelo título aberto, já que o Glorioso poderia abrir 10 pontos em relação ao arquirrival do Corinthians, o Palmeiras, que acabou perdendo para o Grêmio nesta 24ª rodada. Os donos da casa jogaram com um homem a mais desde os 20 minutos do primeiro tempo, quando Marçal foi expulso, após falta dura em Pedro.
O embate contra o líder marcou a estreia do novo uniforme do Timão, na tonalidade amarela, que faz menção à Democracia Corintiana, mas que não agradou 100% dos torcedores.
AGENDA
Os holofotes do Corinthians agora voltam-se para a disputa da Copa Sul-Americana. Na próxima terça-feira (26), o alvinegro recebe o Fortaleza, em confronto de ida das semis. Pelo Brasileirão, o desafio seguinte dos comandados de Vanderlei Luxemburgo é o clássico contra o São Paulo, agendado para o dia 30 de setembro, no Morumbi.
O Glorioso, por sua vez, só volta a campo no dia 2 de outubro, quando recebe o Goiás, no Nilton Santos, pela 25ª rodada do certame nacional.
COMO FICA?
Com o triunfo, o Corinthians chegou aos 30 pontos, subindo quatro posições na tabela, enquanto o Botafogo estaciona nos 51 pontos, e vê a distância para o Palmeiras ser mantida em sete pontos, da forma que estava na abertura da 24ª rodada. Este foi o terceiro revés consecutivo do Glorioso na competição.
O JOGO
O confronto na Neo Química iniciou com o Botafogo controlando mais a posse e o Corinthians saindo nos contragolpes. O primeiro lance de perigo saiu dos pés de Tchê Tchê, em uma finalização que cobriu a meta de Cássio. Aos 20 minutos, o cenário passaria a ser outro. Marçal cometeu falta dura em lance com Pedro, e após verificação no VAR, o árbitro Paulo César Zanovelli retirou o amarelo e expulsou o capitão do Botafogo.
A partir deste momento, os visitantes adotaram uma postura mais defensiva, não se expondo e utilizando os contragolpes como resposta. O Corinthians, no entanto, não conseguiu exercer uma pressão incisiva contra o adversário, e só assustou efetivamente em um arremate com Yuri Alberto, que já estava impedido no lance.
Na volta do intervalo, Luxemburgo retornou com Fagner e Renato Augusto, e o ritmo alvinegro melhorou significativamente. Depois de assustar com chutes de Rojas e o camisa 8, o Timão abriu contagem. Aos 13 minutos, a bola veio da esquerda cruzada na área, Gil cabeceou para boa defesa de Perri, mas no rebote o próprio zagueiro encheu o pé para inaugurar o marcador.
Aos 34 minutos, o Botafogo chegou em um lance de cabeçada. Hugo cruzou e Victor Sá testou lateralmente contra a meta de Cássio. Aos 43, Victor Cuesta em nova jogada de cabeça obrigou o goleiro do Corinthians praticar boa defesa. O Glorioso esboçou uma blitz, mas o placar ficou intacto.
FICHA DE JOGO: CORINTHIANS 1X0 BOTAFOGO
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e horário: 21/09/2023 – às 20h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE)
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (FIFA-SC)
Transmissão: Premiere
Provável escalação Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Bidu, Moscardo, Maycon e Rojas, Wesley, Pedro e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Desfalques: Paulinho (recuperação de cirurgia no joelho)
Provável escalação Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, e Eduardo e Tchê Tchê; Luis Henrique Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Bruno Lage
Desfalques: Rafael e Patrick de Paula (lesionados)

