Ficou pro Castelão! Corinthians e Fortaleza protagonizaram duelo interessante na Neo Química Arena, com variações táticas de ambas as partes. Mas no placar, ficou 1×1, e o finalista brasileiro da edição de 2023 da Copa Sul-Americana, será decidido apenas no jogo da volta, no Castelão
Corinthians 1×1 Fortaleza: como foi o jogo?
Apesar do mando ser do Corinthians, foi o Fortaleza quem começou dominando as ações, dando as primeiras finalizações da partida. Principalmente pelo lado esquerdo ofensivo, o Leão chegava com facilidade, e criava boas oportunidades. No entanto, foi no jogo aéreo, que a equipe de Vojvoda abriu o placar. Marinho cobrou escanteio pela direita, e encontrou Zé Welison sozinho, pra converter de cabeça. De imediato, o juiz anulou o gol alegando falta em Fábio Santos. Mas depois de mais de cinco minutos de revisão do VAR, a marcação foi confirmada. Corinthians 0x1 Fortaleza.
O cenário não mudou muito, e o Fortaleza seguiu com mais organização, e levando o jogo com inteligência. O Corinthians por sua vez, se lançou mais ao ataque, no entanto, sem muita conexão entre os homens de frente. Pois coube aos ‘medalhões’ da equipe de Vanderlei Luxemburgo, resolverem individualmente para empatar a partida ainda na primeira etapa. Fagner fez grande jogada, e achou Renato Augusto com liberdade no meio-campo. O camisa 8 do Timão achou a defesa do Fortaleza aberta, e lançou Yuri Alberto em excelente posição no contra-ataque, para igualar o marcador na Neo Química Arena. Corinthians 1×1 Fortaleza.
O primeiro tempo também foi marcado por reclamação da parte da equipe nordestina. A alegação foi referente à dois possíveis pênaltis não marcados contra o Corinthians.
Já na segunda etapa, o Timão passou a ter mais posse de bola, mas ainda de maneira desorganizada. Tanto que essa posse não se revertia em chances de gol, e mesmo com menos tempo com a bola, o Fortaleza teve mais finalizações nos 25 minutos iniciais. Enquanto as melhores chances do Corinthians foram no famoso ‘chuveirinho’, o Leão criava perigo através dos contra-ataques.
E o jogo de volta?
Corinthians e Fortaleza voltam a se encontrar na semana que vem, terça-feira, dia 3 de outubro, em jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. A partida será realizada no Castelão, na capital cearense, e quem vencer no tempo normal, garante vaga na grande final da competição. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.

