Eduarda Moura cita dificuldades das mulheres no MMA e manda recado: “Vou levantar essa bandeira”
Em bate-papo exclusivo com o Torcedores.com, a brasileira falou sobre o preconceito que as mulheres ainda sofrem no esporte
Louis Grasse/Zuffa LLC/UFC
Em tempos de Copa do Mundo Feminina, traçamos o paralelo entre o que evoluiu e o que até regrediu quanto ao espaço das mulheres no futebol. Mas quem acompanha o MMA, sabe que não é muito diferente. Mesmo com diversas divisões e estrelas gigantes como Cris Cyborg, Ronda Rousey e Amanda Nunes, o esporte ainda é um tabu não só no Brasil, como mundo afora.
Uma das expoentes a ocupar esse espaço é Eduarda Moura, brasileira de 29 anos, recém-contratada pelo UFC, e que fará sua estreia justamente no UFC São Paulo, marcado para o dia 4 de novembro. Em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, a mais conhecida como ‘Ronda brasileira’ falou sobre as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam na prática de esportes de lutas.
“Pô, o Brasil infelizmente ainda é muito atrasado em relação a esportes, investimentos, e se pra homem é difícil imagina pra mulher? Cara, é muito, mas muito mais difícil. Ainda existe muito preconceito, principalmente quando se trata de artes marciais mistas. Porém, é algo que eu pretendo desmistificar com a minha carreira”, disse Eduarda Moura à nossa reportagem.
A brasileira ainda finalizou citando que acredita ter potencial para chegar no topo do UFC, e que levantará essa bandeira daqui em diante.
“Eu acredito muito que tenho potencial pra chegar nas cabeças e cada pequeno passo que eu der, vou estar sempre alfinetando sobre essas situações. Vou levantar essa bandeira sempre que possível”, finalzou.
Carreira de Eduarda Moura
Eduarda é dona de cartel invicto, com nove vitórias em nove combates, e vem de vitória no ‘Dana White Contender Series’, reality do UFC, que visa contratar novos talentos para a companhia. Natural da cidade de Riachuelo, a brasileira é companheira de Jailton Malhadinho, e tem no currículo o título da ‘Demo Fight’.
Eduarda Moura encara agora a mexicana Montserrat Conejo no UFC São Paulo, em luta válida pela categoria peso-palha.

