Grandes clássicos do futebol nacional são marcados por edições memoráveis, algumas delas até polêmicas.
Em 2023, o Fluminense bateu o Olímpia (PAR) enquanto o Internacional despachou o Bolívar (BOL) nas oitavas de final, Agora, os times disputarão uma vaga para a final da Libertadores.
O encontro na Libertadores de 2023 reedita o jogo de 2012, quando o Inter conseguiu segurar o empate dentro de casa e levar a decisão da vaga para o Maracanã.
O Inter abriu o placar com Leandro Damião aos 14 minutos em chute forte de fora da área. Na sequência, Thiago Neves bateu falta para o Fluminense e Leandro Euzébio desviou para empatar.
O placar era favorável para o Inter, mas o desfecho veio com uma cabeçada certeira de Fred, que aproveitou a cobrança de falta para dentro da área e classificou o Fluminense.
Outro confronto, dessa vez mais polêmico, foi na final da Copa do Brasil de 1992. O Fluminense ganhou o primeiro jogo no Maracanã por 2 X 1 e foi para o sul mais confiante.
Contudo, no final do jogo, o juiz José Aparecido de Oliveira marcou um pênalti polêmico, que foi convertido pelo zagueiro Célio Silva (sim, aquele que jogou no Corinthians). A derrota não foi bem aceita pelo Internacional, que até hoje reclama da decisão do juíz
Em números, Fluminense e Internacional se enfrentaram 75 vezes, com 31 vitórias para o Colorado e 22 para o tricolor e 2 empates. Na Libertadores, foram dois jogos: um empate e uma vitória para o Fluminense.
Ao todo, foram 181 gols marcados e nessa novamente o time gaúcho leva vantagem: foram 98 contra 83 do time carioca.
Fluminense e Internacional na Libertadores
Os times se enfrentarão novamente pelas semifinais da Libertadores em duas datas: o primeiro jogo será na quarta-feira (27/09) no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). O segundo será no sábado (04/10) no Beira-Rio, às 21h30 (horário de Brasília).

