Grêmio e Palmeiras farão um dos maiores clássicos do futebol brasileiro nesta quinta (21). A partida na Arena do Grêmio começará às 21h30 (horário de Brasília), válida pela 24ª rodada do Brasileirão Série A. O Tricolor Gaúcho busca encerrar um tabu de oito anos sem vencer o Alviverde em casa, além de não superar o Verdão no geral desde 2019. Aliás, os paulistas ganharam os últimos cinco confrontos.
O goleiro palmeirense Weverton estará de volta à Arena do Grêmio num dia 21 de setembro. Nesta mesma data, no ano de 2016, o arqueiro defendia o Athletico-PR num confronto mata-mata da Copa do Brasil. Aliás, a partida marcou o retorno de Renato Gaúcho ao Imortal.
Aquele foi o jogo de volta das oitavas-de-final da competição. Na ocasião, o Furacão venceu por 1 a 0 no tempo normal, levando a decisão para os pênaltis. Então, Weverton chegou a fazer a cobrança para converter e classificar o Athletico para as quartas. Mas o gremista Marcelo Grohe fez a defesa. Na série alternada seguinte, o Imortal passaria para a próxima fase daquela edição da Copa do Brasil, que seria vencida pelo Grêmio.
Grêmio venceu o Palmeiras pela última vez na Arena na Copa do Brasil de 2016
Nesta manhã (21), o Tricolor recordou a data especial de sete anos daquela partida fundamental para o pentacampeonato do Imortal. Na plataforma X (antigo Twitter), o Grêmio publicou o vídeo do pênalti perdido por Weverton e a sequência com a vitória na decisão, após um erro do zagueiro do time paranaense Paulo André, ao chutar na trave.
“Há sete anos, o Grêmio garantia sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil de 2016. Apesar de perder por 1 a 0 para o Athletico-PR, na Arena, a classificação veio nos pênaltis após vitória de 4 a 3. Era o início da trajetória que culminou com o Pentacampeonato da competição“, escreveu o perfil oficial do Imortal na rede social.
Coincidentemente, o Grêmio enfrentaria o próprio Palmeiras na fase seguinte daquela Copa do Brasil. No jogo de ida das quartas, o Tricolor venceu por 2 a 1. Aquela foi a última vitória do time gaúcho sobre o Alviverde em Porto Alegre. Portanto, o tabu pode ser quebrado hoje (21), sete anos depois da histórica classificação sobre o Athletico. E com Weverton em campo.

