Home Futebol James Rodríguez não é o único! Relembre colombianos que passaram pelo futebol brasileiro

James Rodríguez não é o único! Relembre colombianos que passaram pelo futebol brasileiro

Meia do São Paulo foi o atleta mais recente da Colômbia a chegar ao Brasil

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

No fim de julho, o São Paulo anunciou a contratação do meia James Rodríguez, um dos maiores nomes da história do futebol colombiano. O craque estava sem clube desde a saída do Olympiacos, da Grécia, em abril, e assinou contrato até junho de 2025 com o Tricolor.

PUBLICIDADE

James Rodríguez não é o único colombiano a se aventurar pelos gramados brasileiros. O Torcedores.com relembra outros nomes:

Freddy Rincón

PUBLICIDADE

Talvez tenha sido o jogador colombiano de mais sucesso no futebol brasileiro. A sua primeira experiência ocorreu no Palmeiras em 1994. No ano seguinte foi emprestado ao Napoli, da Itália, e em 1996 foi contratado pelo Real Madrid, que no mesmo ano o emprestou ao Palmeiras. Foi no arquirrival Corinthians que ele teve os seus melhores momentos, tendo sido bicampeão brasileiro (1998 e 1999), campeão paulista (1999) e Mundial de Clubes (2000). Rincón ainda passou por Santos e Cruzeiro.

Aristizábal

O atacante desembarcou no Brasil em 1996 para defender o São Paulo. No país, ainda defendeu Santos, Vitória e Coritiba, mas foi no Cruzeiro onde obteve maior sucesso, tendo participado da Tríplice Coroa de 2003 (conquistas do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão). Ele é o quinto maior artilheiro estrangeiro da história da Raposa.

Borja

PUBLICIDADE

O atacante chegou ao Palmeiras em 2017, sendo até então a contratação mais cara da história do clube (R$ 33 milhões). Apesar de toda expectativa, o jogador não vingou e chegou a ser emprestado ao Grêmio em 2021, onde também não deixou saudades.

Cuéllar

O volante chegou ao Flamengo em 2016 e caiu nas graças da torcida com a sua raça e determinação dentro de campo. Ele fez parte das conquistas das conquistas da Copa Libertadores (2019), Brasileirão (2019) e Campeonato Carioca (2017 e 2019). Ficou na Gávea até 2019 quando rumou ao futebol árabe.

Asprilla

PUBLICIDADE

O atacante foi contratado pelo Palmeiras em 1999 e fez parte das conquistas do Torneio Rio São Paulo (2000) e Copa dos Campeões (2000). Sem ter o mesmo destaque, Asprilla defendeu o Fluminense entre 2000 e 2001.

Copete

O atacante chegou ao Santos em 2016 e é o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 26 gols marcados em 145 jogos somando duas passagens. No Brasil, ele ainda defendeu Avaí e Bahia e desde janeiro atua pelo CRB-AL,

Rentería

PUBLICIDADE

O atacante atuou no início da carreira no Internacional, onde se tornou xodó da torcida por fazer gols e comemorar com muita irreverência, imitando um Saci. O jogador fez parte do elenco campeão da Copa Libertadores 2006.