Na noite de ontem (14), o Corinthians voltou a campo após a Data Fifa com derrota. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo perdeu para o Fortaleza por 2 a 1 e estacionou nos 26 pontos no Brasileirão.
Apesar de ser semifinalista da Sul-Americana, o momento – e a temporada do Timão, não é das melhores. No campeonato, já são quatro jogos sem vencer. Agora, o Alvinegro está apenas cinco pontos da zona do rebaixamento.
Luxemburgo pressionado no Corinthians
Boa parte da torcida corintiana está insatisfeita com o trabalho do treinador. Mesmo avançando na Sul-Americana e também na Copa do Brasil, onde chegou na semifinal, o time não joga bem e muitas vezes se classifica no “sufoco”, nos pênaltis.
E, segundo apuração do portal “Meu Timão”, essa insatisfação com o treinador existe também internamente. Alguns jogadores, por exemplo, não estão gostando da organização do time.
Ainda segundo informações do portal, a principal insatisfação é com a inconsistência defensiva. O time tem dado muitas chances aos adversários. Essa reclamação dos atletas, inclusive, é justificada com dados estatísticos.
Segundo dados do Sofascore, por exemplo, o Corinthians sofreu 150 finalizações nos últimos sete jogos em que atuou fora de casa.
Problema de relacionamento
Ainda de acordo com apurações do “Meu Timão”, o relacionamento de Luxemburgo com os atletas também não ajuda muito para o trabalho ir bem. O relacionamento não é ruim, mas é muito frio. Não há uma proximidade maior.
Alguns jogadores, inclusive, já chegaram a “reclamar” publicamente, como o goleiro Cássio e o atacante Róger Guedes, que já deixou o clube.
Mas, fora isso, Luxa não tem um bom relacionamento com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Ele tem tomado decisões que desagradaram o treinador, assim como decisões do treinador desagradam ele.
Vale destacar que Bruno Mazziotti é coordenador do Núcleo de Saúde e Performance do clube. E esse “braço de ferro” parece prejudicial para o clube.
Contra o Fortaleza, por exemplo, Renato Augusto, Fagner, Lucas Veríssimo, Fausto Vera e Fábio Santos não atuaram. Na coletiva, Luxemburgo “culpou” os médicos pelas ausências.
Treinador não deve ficar no Corinthians ano que vem
Dificilmente Luxemburgo será o técnico do Alvinegro em 2024. Internamente, inclusive, já se discute uma demissão ainda esse ano.
Se perdesse para o Palmeiras, há duas rodadas, o treinador já poderia ter sido demitido. Mas, veio um empate e em seguida a Data Fifa, dando mais tempo para o treinador trabalhar.
Agora, após mais uma derrota com o time novamente jogando mal, Luxemburgo volta a ficar pressionado no cargo.

