Home Futebol Mauro Cezar aponta melhor técnico brasileiro em atividade, mas faz ressalva

Mauro Cezar aponta melhor técnico brasileiro em atividade, mas faz ressalva

Comentarista repercutiu demissão de Vanderlei Luxemburgo do Corinthians, além da possibilidade de Jorge Sampaoli deixar o Flamengo

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Uma dança das cadeiras está prestes a agitar os times de maior torcida do futebol brasileiro. Na tarde desta quarta-feira (27), o Corinthians anunciou a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Cotado no Flamengo para substituir Jorge Sampaoli, Tite também passou a ser cogitado para retornar ao Parque São Jorge. No podcast Fim de Papo, Mauro Cezar Pereira repercutiu as trocas nas comissões técnicas confirmadas e planejadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para o jornalista, Tite é o principal técnico entre os brasileiros. Ainda assim, ressaltou o fracasso do treinador na seleção brasileira em Mundiais. “Copa do Mundo foi grande demais para ele. Não conseguiu lidar com as situações, é um torneio muito peculiar e decisões têm que ser tomadas mais rapidamente“, disse Mauro Cezar.

Assim, o comentarista opinou que Tite se complicou nas escolhas para a seleção e cometeu erros, nos dois ciclos de Copa do Mundo que comandou. “Ele se cerca de pessoas que pensam muito parecido com ele o futebol. Então ele monta uma forma e aí tem que encaixar já todo mundo naquela forma de jogar. Quando não funciona, a coisa se complica“, analisou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mauro Cezar considera fácil tarefa de Tite, caso assine com o Flamengo

Mauro Cezar salientou os pontos positivos de Tite. Desse modo, pontuou que o técnico se reinventou algumas vezes e pode voltar ao futebol brasileiro com uma visão diferente do que tinha antes de assumir a seleção em 2016. Ou seja, terá que se reacostumar a trabalhar com um plantel fixo de jogadores, ao invés de escolher os atletas de sua preferência.

Por mais farto que seja o elenco do Flamengo por exemplo, é um elenco que ele trabalha com aquele grupo de jogadores e não pode convocar quem ele quer“, observou Mauro Cezar. “É com aquela turma que você trabalha, então você vai moldando a sua equipe de acordo com os jogadores com os quais você pode contar“, completou.

O comentarista definiu que a performance de Tite na seleção brasileira não foi ruim, mas considerou o trabalho péssimo nas duas Copas do Mundo. “Foi muito decepcionante porque havia uma expectativa grande, porque ele já mostrou do que ele é capaz“, resumiu.

PUBLICIDADE

Por fim, Mauro Cezar acredita que a tarefa de Tite caso assuma o Flamengo será “facílima” em classificar o Rubro-Negro para a Libertadores, pelo perfil mais conciliador a curto prazo. “Tá quatro pontos atrás do sétimo, mais quatro pontos atrás do vice-líder faltando 14 jogos. Organizou minimamente o time, ele vai pontuar“, projetou. Conforme informações de Renato Maurício Prado em sua coluna no UOL, Tite avisou o Corinthians que está fechado com o Flamengo.

PUBLICIDADE
Better Collective