Palmeiras leva vantagem em retrospecto contra Boca Juniors, mas empates prevalecem
Verdão tem bom retrospecto contra o boca em toda a sua história
Cesar Greco/Palmeiras
Se engana quem pensa que o Palmeiras é freguês do Boca Juniors, pelo contrário. No histórico geral, o Verdão venceu o dobro de vezes em relação ao seu adversário.
Na história, foram 25 partidas entre as duas equipes, com oito vitórias do Palmeiras, quatro vitórias do Boca e 13 empates.
Apesar do Alviverde ter o dobro de vitórias do que o clube argentino, o resultado que mais sai é o empate. Se somado o número de vitórias do Palmeiras e do Boca, o número é menor do que de empates.
No geral, o Palmeiras marcou 39 gols e sofreu 30. Nesse quesito, há um equilíbrio, mas ainda com vantagem para o clube brasileiro.
A maior vitória no confronto foi do Palmeiras. O Verdão goleou o Boca por 6 a 1, na fase de grupos da Libertadores de 1994.
O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em 1935, quando o então Palestra Itália empatou por 1 a 1 com o clube argentino, em um amistoso.
Uma curiosidade é que o Palmeiras só foi perder para o Boca Juniors pela primeira vez em 1969. Até lá, o Verdão ostentava uma invencibilidade de oito jogos.
Retrospecto na Libertadores
Se contarmos apenas a Libertadores, há um equilíbrio total. Foram 10 jogos, sendo duas vitórias para cada lado e seis empates.
Assim como no histórico geral, se somarmos o número de vitória das duas equipes, ele ainda é inferior ao número de empates. Logo, o empate é o resultado mais provável quando essas duas equipes duelam.
Quando o assunto é mata-mata, porém, o Boca é muito superior. As equipes já se enfrentaram três vezes na fase eliminatória da Libertadores, com os argentinos levando a melhor em todas sobre o Palmeiras.
Em 2001 e 2018 as equipes se enfrentaram na semifinal, enquanto em 2000 foi na final da competição.
Boca Juniors x Palmeiras
Boca Juniors e Palmeiras se enfrentam nesta quinta (28), às 21h30, no estádio La Bombonera, pela ida da semifinal da Libertadores.
A volta, no Allianz Parque, será disputada no dia 05 de outubro, também às 21h30. Quem avançar, enfrenta Internacional ou Fluminense na final.

