Home Futebol Pelo terceiro ano seguido, Brasil terá representantes nas finais da Libertadores e Sul-Americana

Pelo terceiro ano seguido, Brasil terá representantes nas finais da Libertadores e Sul-Americana

Desde 2021, os dois torneios continentais terão ao menos um clube brasileiro em suas grandes decisões

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

As semifinais da Libertadores e Sul-Americana foram definidas na noite da última quinta (31). Com os confrontos decididos, este será o terceiro ano em sequência que o Brasil terá clubes representantes nas finais dos dois torneios continentais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste ano, a Libertadores terá em suas semifinais Palmeiras x Boca Juniors-ARG e Internacional x Fluminense. Portanto, mesmo se o Verdão for eliminado pelo clube argentino, ao menos um clube brasileiro estará presente na grande final, marcada para ocorrer no Maracanã.

Já na Sul-Americana, mais um duelo garante um finalista brasileiro. Apesar de uma das semifinais ser Defensa y Justicia-ARG x LDU-EQU, na outra chave Fortaleza x Corinthians dá a certeza de que o Brasil estará representado na decisão, prevista para ocorrer em Montevidéu, no Uruguai.

Libertadores e Sul-Americana tem a menos um clube do Brasil nas finais desde 2021

Com as definições de confrontos nos dois torneios continental, a atual temporada é a terceira consecutiva com finalista brasileiro. Considerando apenas Libertadores, 2023 se torna o quinto ano em sequência com um brasileiro na final, já que desde 2019 o Brasil emplaca um finalista no torneio.

PUBLICIDADE

Naquele ano, a final do torneio continental mais tradicional foi disputada entre Flamengo e River Plate. Depois, as decisões tiveram Palmeiras x Santos (2020), Palmeiras x Flamengo (2021), Flamengo x Athletico (2022). Agora, Internacional e Fluminense garantem o Brasil na grande decisão, enquanto o Palmeiras duela com o Boca Juniors-ARG.

PUBLICIDADE

Por sua vez, a Sul-Americana está em sua terceira edição consecutiva tendo um clube brasileiro na final. Em 2021, Red Bull Bragantino e Athletico iniciaram a sequência ao decidirem a competição. Na temporada seguinte, o São Paulo foi o clube do Brasil que disputou a final, contra o Independiente Del Valle. Neste ano, a semifinal entre Fortaleza e Corinthians confirma mais uma vez um brasileiro duelando pela taça, enquanto Defensa y Justicia e LDU se enfrentam por uma vaga.

Com ao menos um clube brasileiro garantido em ambas das finais, Libertadores e Sul-Americana realizam suas grandes decisões com uma semana de diferença. Enquanto Sul-Americana tem final prevista para o dia 28 de outubro, em Montevidéu (Uruguai), ainda em estádio a definir, a Libertadores fará a partida derradeira no dia 4 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil).

Better Collective