Raí Monteiro contesta convocação de Neymar à seleção: “hoje não há argumento esportivo”
Atacante foi um dos 23 jogadores convocados para os primeiros compromissos de Fernando Diniz à frente do Brasil
Vitor Silva/CBF
Mesmo sem disputar um jogo oficial há quase sete meses, o atacante Neymar foi convocado pelo técnico Fernando Diniz para os primeiros jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, contra Bolívia e Peru. Para Raí Monteiro, comentarista do Bandsports, a convocação do craque ocorreu num momento inoportuno.
“Não tem a ver com não querer ou achar que o Neymar é um jogador descartável na seleção brasileira. Eu não acho isso, mas tem pessoas que concluem dessa forma que ele não deveria ser mais utilizado e que o ciclo dele na seleção acabou. Mas especificamente para essa dupla de jogos de estreia, você poderia sinalizar na coletiva: ‘não vou convocar o Neymar. Conto com ele para o ciclo, para as Eliminatórias, para os próximos jogos, para a Copa América. Ele está nos planos, será convocado, será meu camisa 10. Mas nesta data ele não foi convocado, porque não joga há sete meses, porque está machucado, acabou de trocar de clube, porque não tem ritmo de jogo’, iniciou Raí Monteiro, durante o programa “Bola Rolando”, do Bandsports.
“Tem vários argumentos para não convocar o Neymar e por um outro lado, nesse momento específico, você não tem nenhum para convocá-lo. Hoje não há um argumento esportivo para convocar o Neymar. Ele é um grandíssimo jogador, o melhor jogador brasileiro em atividade ou com mais potencial já que não está jogando nesse momento. Hoje não tem nenhum jogador brasileiro melhor do que ele. Mas ele não joga há sete meses, está machucado, acabou de trocar de clube e não tem ritmo de jogo. Por que ele foi convocado? São perguntas que podem ser feitas novamente para o Fernando Diniz, agora com mais elementos”, encerrou.
Quando ainda estava no PSG, Neymar lesionou o tornozelo direito durante vitória contra o Lille, em 19 de fevereiro, pelo Campeonato Francês. Recuperado, ele disputou amistoso na pré-temporada 2023/2024 e fez dois gols na vitória por 3 a 0 contra o Jeonbuk Motors-COR.
No último dia 15 de agosto, ele foi anunciado como reforço do Al-Hilal, da Arábia Saudita, porém, ainda não fez a sua estreia devido a duas lesões na coxa direita.

