O Corinthians surpreendeu na tarde desta quarta-feira (27) e demitiu o técnico Vanderlei Luxemburgo. O trabalho do treinador nunca foi unanimidade entre os torcedores alvinegros, que o vaiavam na Neo Química Arena.
A troca no comando da equipe vem em um momento importante na temporada. Às vésperas do clássico diante do São Paulo, o Timão também se prepara para o jogo de volta contra o Fortaleza na semifinal da Sul-Americana. Com o empate por 1×1 na capital paulista, Yuri Alberto e companhia chegam ao confronto no Castelão sem qualquer vantagem e terão “clima hostil” da torcida do Leão do Pici.
Antes da saída de Luxemburgo, o nome mais cotado para assumir o cargo era o de Mano Menezes. Entretanto, logo após a oficialização da demissão no Corinthians, Tite, fortemente especulado no Flamengo, ganhou muita força para voltar ao Parque São Jorge. O técnico deixou o clube em 2016 rumo à seleção brasileira, se despedindo da Canarinho no final de 2022 com a eliminação na Copa do Mundo do Catar.
Segundo a jornalista Raisa Simplicio, o retorno do vitorioso treinador ao Timão deve esperar. A informação é de que o Alvinegro até procurou o comandante, mas ele segue com a intenção de usar 2023 como um “ano sabático” e retomar sua carreira somente a partir de janeiro. Porém, a equipe tem pressa para definir o novo comandante de olho na sequência da temporada, querendo contar com o novo profissional já no Majestoso deste fim de semana.
Caso o Corinthians não anuncie um técnico nos próximos dias, a expectativa é de que Fernando Lázaro comande o elenco contra o São Paulo. A bola rola neste sábado (30), às 18h30, no Morumbi, pela 25ª rodada do Brasileirão Série A. Na competição, o time do Parque São Jorge ocupa o 10º lugar, com 30 pontos, cinco a mais que o Bahia, primeiro dentro da zona do rebaixamento.
Após o clássico, o Timão terá pouco tempo de preparação para o jogo mais importante da temporada até aqui. Na terça-feira (03/10), às 21h30, a bola rola para o embate decisivo na Sul-Americana. Quem levar a melhor terá Defensa y Justiica, da Argentina, ou LDU, do Equador, na final. Os equatorianos saíram na frente e venceram por 3×0 em casa no duelo de ida.

