Renato Paiva pede demissão no Bahia
Treinador renunciou o cargo após empate com o Vasco da Gama
Wagner Meier/Getty Images
O Bahia anunciou a demissão do técnico Renato Paiva nesta quarta-feira (6). De acordo com comunicado, o treinador solicitou a sua dispensa em Salvador.
O português pôde comandar o time em 51 jogos, onde contabilizou 20 vitórias, 15 empates e 16 derrotas. Sob o comando de Paiva, o Bahia faturou o título estadual e ainda registrou o percentual de 49% em seu aproveitamento.
O substituto do lusitano será Rogério Ferreira, que já atua no sub-20 do Esquadrão de Aço. O interino permanecerá no cargo até a contratação de um novo profissional.
Pressão da torcida
O empate do Bahia contra o Vasco foi um dos motivos pelo qual Renato Paiva renunciou o cargo. O treinador foi pressionado pela torcida, entre estas, a Bamor que pediu abertamente a demissão do técnico português.
Em nota, a organizada chamou Renato Paiva de “jovem aprendiz”, insinuando uma possível falta de experiência.
“FORA RENATO PAIVA!
A Torcida Bamor Nova Era, EXIGE a saída do “treinador jovem aprendiz” do Bahia imediatamente. Já foi comprovado que o trabalho deste professor pardal tem um rendimento muito abaixo do aceitável durante toda a temporada e que vem cometendo diversos erros cruciais para a nossa pífia campanha no Brasileirão, deixando claro que não tem experiência e conhecimento suficiente para gerir um clube do tamanho do Bahia.
Renato Paiva segue com a pior leitura de jogo entre diversos treinadores que já passaram por aqui, as escalações, mudanças e escolhas sempre pioram o time no decorrer das partidas, e durante todo esse tempo de contrato não vimos nada produtivo ou benéfico. Time sem identidade, sem garra e em total declínio técnico. Metade do campeonato já se foi e acumulamos apenas 5 triunfos, briga contra o rebaixamento desde o começo da competição, sequências de jogos sem vencer, perda de pontos importantes contra adversários diretos e time sem forças até dentro de casa, é um dos piores desempenhos na era dos pontos corridos e nada é feito. Não há mais margens para mantê-lo no cargo.
O departamento de futebol do Bahia, atualmente segue sendo uma lástima, a omissão é tanta que causa indignação em qualquer torcedor tricolor. Queremos saber quando vocês vão entender o que o nosso clube representa para a torcida e para o futebol. Apareçam, resolvam os problemas do clube, e o que vem acontecendo em campo é reflexo da omissão de vocês. MUDANÇAS URGENTES!”
Nota oficial do Bahia
“O Esporte Clube Bahia comunica que Renato Paiva não é mais o técnico do Esquadrão.
Em Salvador desde dezembro do ano passado, o profissional apresentou pedido de demissão.
Ao todo foram 51 jogos, com 20 triunfos, 15 empates e 16 derrotas – aproveitamento de 49% -, além do título estadual em abril.
O clube agradece o profissionalismo, trabalho árduo e dedicação de Renato e deseja boa sorte no seguimento de sua carreira.
Rogério Ferreira, treinador do sub-20, assume as atividades até a chegada do novo comandante.”

