SAF do Fortaleza é aprovada por sócios; saiba mais
Leão do Pici deve se tornar empresa em breve; modelo desejado pela diretoria não deve ter venda inicial de ações
Divulgação/Facebook Oficial Fortaleza
O Fortaleza deu mais um passo para se tornar de vez uma SAF. Neste sábado (23), os sócios do clube votaram a criação da empresa a fazer a futura gestão do futebol, além de mudanças do estatuto do clube, e estas foram aprovadas pelos presentes.
RESULTADO DA APURAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DE APROVAÇÃO DO FORTALEZA SAF!#FortalezaEC pic.twitter.com/O5YxJy1Bea
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) September 23, 2023
Na votação, 1256 sócios (dentre proprietários e sócios-torcedores) votaram na reunião, um recorde para a história do Leão do Pici. E a aprovação da criação da SAF também foi massiva, com 1195 votos a favor, 57 contra e um em branco.
A aprovação deve fazer com que a diretoria já inicie a constituição da empresa e seus trâmites para a passagem dos ativos do futebol do Tricolor para a propriedade desta. No entanto, ao contrário do modelo adotado por grande parte dos clubes brasileiros que seguiram neste caminho, não haverá neste começo venda de ações a investidores externos.
Por enquanto, a SAF do Fortaleza é uma espécie de ‘movimentação’ feita pela diretoria para buscar manter o time competitivo diante do surgimento de tal formato de administração, além de ter a chance de fazer empréstimos que sejam mais fáceis de se captar no mercado e de se dar garantias de pagamento, que poderiam ser parte das ações.
A intenção é de manter o controle da empresa nas mãos do Leão, com uma venda futura das ações, mas sem indicação momentânea de que o projeto venderia o controle acionário do clube para investidores externos. O tipo de modelo da SAF tem inspiração no Bayern de Munique.
Além da criação da empresa, os sócios do Fortaleza também votaram por mudanças no estatuto do clube, estas aprovadas por 1202 votos a favor e 53 contra, com também um voto em branco.

